A Prefeitura de Pato Branco, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, realizou o repasse de recursos, na ordem de R$ 2.594.000,00, viabilizados através do Chamamento Público dos Projetos Esportivos de 2025. A cerimônia foi realizada na manhã de sexta-feira (26), no auditório do Centro Regional de Eventos e contou com a presença de representantes das entidades, autoridades, imprensa e lideranças locais.
O ato simboliza o compromisso da administração municipal com o fortalecimento das entidades esportivas de Pato Branco e também formaliza os pagamentos dos recursos, que contemplam modalidades individuais e coletivas pato-branquenses.
O professor Claudionei Silva, presidente da Associação Silva de Taekwondo, representou as modalidades individuais. Ele destacou que os recursos são fundamentais para que as entidades consigam atender gratuitamente as crianças através de projetos sociais, em modalidades que a princípio só estariam disponíveis em academias particulares.
A presidente da Associação de Pais da Ginástica de Pato Branco – Ginástica Rítmica, Regina Aparecida Zanetin Paes, representou as modalidades coletivas. Ela ressaltou que investir em esporte é uma forma de retirar as crianças das ruas, dar oportunidade de um futuro melhor para elas e elevar o nível social. Regina enfatizou a necessidade de a administração municipal estar sempre ao lado dos atletas, e agradeceu o trabalho que vem sendo realizado.
A representante da Associação Patobranquense de Kickboxing e Boxe, a atleta Franciele Vonsoski Gondarski, disse que sem o repasse seria inviável para as entidades realizarem o trabalho, principalmente quando é necessário enviar atletas para participar de competições no exterior, devido ao alto custo com o transporte e as demais despesas que envolvem o processo.
O prefeito Géri Dutra destacou que os recursos possibilitam que as entidades, em parceria com o município, realizem atividades para a formação esportiva das crianças, até a participação em competições de alto rendimento. Assim, segundo o prefeito, será possível Pato Branco continuar se destacando em eventos nacionais e internacionais.
O secretário municipal de Esporte e Lazer, Jonas Mackievicz, ressaltou que o chamamento esportivo é referente a 2025 e que vai se prolongar até o ano que vem. Esse recurso permite que as entidades façam o planejamento para poder desenvolver as modalidades em Pato Branco. Também participaram do evento os vereadores Fabrício Preis de Mello, Rodrigo Correia e Alexandre Zochi.