DesenvolvimentoNotícias

Reforçando a hélice tríplice de inovação, a Prefeitura de Pato Branco e a Universidade Tecnológica Federal do Paraná ( UTFPR) – Câmpus Pato Branco, assinaram acordo de cooperação técnica para a integração da Incubadora Sprint ao Parque Tecnológico Municipal.

Com o acordo, haverá o compartilhamento mútuo, entre a UTFPR-PB e o município de Pato Branco, de espaços, edificações, laboratórios e demais infraestruturas, visando o fortalecimento do ecossistema local de inovação. Nove salas da Incubadora Tecnológica serão destinadas para atender às necessidades da Incubadora Sprint e os seus empreendimentos.

Ainda, a UTFPR-PR cederá, gratuitamente na medida de suas possibilidades e calendários, laboratórios, auditórios, ginásio e demais espaços do campus, para fins de execução das atividades dos empreendimentos da Incubadora Tecnológica de Pato Branco (ITEC-PB).

O ato foi realizado na manhã desta quarta-feira (13). O acordo entra em vigor na data da assinatura e tem prazo de 120 meses (dez anos), podendo ser prorrogado. “Um momento muito importante para o setor de inovação do nosso município, pois a aproximação entre instituições de ensino, empresas e governo, amplia ainda mais a oportunidades, além de promover o desenvolvimento econômico e social”, salienta o prefeito de Pato Branco, Robson Cantu.

Para o diretor geral da UTFPR-PB, Gilson Ditzel Santos, é importante estar junto com a administração municipal, pois há mais resultado, “isso é único”. Também destaca a importância do Núcleo de Tecnologia e Informação (NTI) estar próximo (recentemente o órgão instalou sede no Parque Tecnológico), “essa ideia vai nos unir ainda mais”.

“Para nós é um orgulho poder estar em Pato Branco, nos desenvolvendo e ajudando a desenvolver o município e a região”, complementa Gilson.

À frente dos diálogos entre administração municipal, instituição de ensino e setor tecnológico, o secretário municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, Marcos Colla, reforça o avanço para o setor de inovação, com a assinatura do acordo, além do fortalecimento e desenvolvimento do município.

“Desde 2021 a administração vem realizando importantes conversas com o setor de tecnologia e inovação, consolidando ainda mais o ecossistema de inovação. A integração da Sprint ao Parque Tecnológico é resultado desse trabalho, que ampliará as oportunidades dos incubados, com mais incentivos, com mais amparo e soluções, assim desenvolvendo ainda mais o setor tecnológico”, completa o secretário.

Na ocasião, também foi apresentado o projeto de ampliação do Parque Tecnológico Municipal.

Projetado pela equipe da Secretaria Municipal de Planejamento Urbano, a ampliação contará com seis novas unidades (estruturas), buscando que a ocupação seja devidamente cuidada e planejada para que não haja dificuldade de mobilidade interna.

“A expectativa é de que no próximo ano iniciem os processos para a construção”, destaca Marcos Colla.

Projeto Desenvolvendo Talentos

Na oportunidade, o Núcleo de Tecnologia e Informação (NTI) realizou a certificação do Projeto Desenvolvendo Talentos, curso de qualificação que pretende a formação de mão de obra qualificada para a área da tecnologia.

Foram 39 alunos concluíram o curso sendo direcionados para umas das oito empresas associadas ao Núcleo que patrocinaram o projeto.

O intuito é que o projeto seja contínuo, que contou com o apoio da UTFPR-PB, Centro Universitário Mater Dei (Unimater) e Centro Universitário de PAto Branco (Unidep) para a criação da grade curricular, além do uso dos laboratórios para as aulas, além da Prefeitura.