A Prefeitura de Pato Branco, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, anuncia novas diretrizes para o descarte de resíduos no Centro de Recebimento de Resíduos (CRR). As medidas passaram a valer a partir desta segunda-feira (8).
Com as novas regras, o CRR não poderá mais receber material ou lixo que não seja caracterizado como resíduo sólido urbano domiciliar coletado e transportado pelos caminhões oficiais do município.
Materiais como resíduos da construção civil, volumosos (como móveis), resíduos industriais, restos de roupas e tecidos, resíduos de serviços de saúde e outros que exigem destinação específica não poderão mais ser descarregados no local. O espaço ficará restrito ao recebimento de resíduos verdes, como poda de galhos, jardinagem e corte de grama, que devem ser depositados exclusivamente na área destinada à compostagem do CRR.
O descarte de lixo eletrônico pode continuar sendo realizado na Cooperativa de Trabalho dos Agentes Ambientais de Pato Branco (COTAAPB), localizada junto ao CRR. O atendimento ocorre às terças e quintas-feiras, das 8h às 12h e das 13h30 às 16h.
O secretário municipal de Meio Ambiente, Vicente Michaliszyn, explica que as mudanças são essenciais para melhorar o sistema de gerenciamento de resíduos do município. “Essa medida é necessária para que a gente consiga organizar o descarte corretamente e proteger o meio ambiente. Quando cada tipo de resíduo é separado e vai para o destino certo, aumentamos a vida útil do aterro, reforçamos a reciclagem e evitamos danos à saúde e ao ecossistema. É uma mudança importante para garantir um desenvolvimento mais sustentável para Pato Branco”.
As mudanças atendem às determinações da Política Nacional de Resíduos Sólidos e ao Termo de Ajustamento de Conduta firmado entre o Município, o Instituto Água e Terra (IAT-PR) e o Gaema do Ministério Público. A medida também está relacionada à suspensão da Licença de Operação do aterro sanitário.
A Prefeitura alerta que o descumprimento das regras poderá resultar em penalidades previstas na legislação ambiental, incluindo multas e responsabilizações administrativas ou legais.
A Secretaria de Meio Ambiente permanece à disposição da comunidade para orientações sobre o descarte correto e o encaminhamento adequado de cada tipo de resíduo, pelo telefone/WhatsApp (46) 99118-0683.

