A Prefeitura de Pato Branco realizou, na noite desta quinta-feira (5), mais uma ação de abordagem social com foco na busca ativa de pessoas em situação de rua, vulnerabilidade social ou em condição de violação de direitos, em espaços públicos do município.
A iniciativa contou com a participação de servidores da Secretaria Municipal de Assistência Social e da Secretaria Municipal de Saúde, além do apoio de voluntários da Missão SOS Vida e da Polícia Militar.
Durante a ação, a Polícia Militar atuou de forma integrada para garantir segurança e assegurar os direitos das pessoas abordadas. Conforme explicou a aspirante Aline Santos, do 3º Batalhão da Polícia Militar (3º BPM), a presença da PM é fundamental. “A Polícia Militar está aqui para garantir os direitos do grupo vulnerável e também para garantir a segurança da equipe da Assistência Social da Prefeitura de Pato Branco”, afirmou.
A secretária municipal de Assistência Social, Tânia Bertelli, destacou que o trabalho tem caráter humanizado e é pautado na escuta e no diálogo. “Essa é uma ação de abordagem que estamos realizando junto com os parceiros, para que possamos conversar e ouvir essas pessoas que estão em situação de rua. A partir dessa orientação, buscamos um possível tratamento e o encaminhamento necessário para que elas possam sair dessa condição e se ajudarem”, explicou.
Segundo a secretária, a mobilização envolveu diferentes pontos da cidade e revelou um cenário desafiador. “Hoje está sendo um desafio muito grande, já conversamos com muitas pessoas. Tivemos a oportunidade de ouvir muitas histórias, muitas dores, e o nosso trabalho é garantir a proteção social e buscar caminhos para que essas pessoas possam sair dessa condição e lutar por uma vida mais digna.”
As ações de abordagem social fazem parte de um trabalho contínuo desenvolvido pelo município, que envolve atendimento, orientação, acolhimento e encaminhamentos para a rede de serviços, fortalecendo as políticas públicas voltadas à proteção social e à dignidade humana.
Atendimentos em 2025
O diretor do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), Carlos Henrique Galvan Gnoatto, ressaltou o crescimento expressivo dos atendimentos nos últimos anos. Em 2024, foram registrados 1.091 atendimentos de abordagem social, beneficiando 532 pessoas. Já em 2025, esse número saltou para 2.632 atendimentos. Comparando os dois anos, em 2025 houve um aumento de aproximadamente 145% de atendimentos realizados pela equipe da Abordagem Social.
Ainda no início de 2025, a Prefeitura implantou um espaço próprio para o Serviço Especializado em Abordagem Social, localizado na rodoviária. O local conta com uma assistente social e equipe exclusiva para a execução das ações, garantindo maior presença nos espaços públicos, mais organização no atendimento e maior efetividade no acolhimento, orientação e encaminhamento das pessoas em situação de rua ou vulnerabilidade social.

