A Prefeitura de Pato Branco realizou, na noite desta segunda-feira (30), na Associação de Moradores do bairro Fraron, a assinatura da Ordem de Serviço para o início das obras de pavimentação asfáltica em ruas dos bairros Planalto, Fraron, Vila Esperança e Aeroporto. O investimento total é de R$ 10 milhões em recursos públicos, viabilizados por meio de emenda do deputado federal Fernando Giacobo.
Durante a solenidade, o prefeito destacou que a pavimentação atende a uma antiga demanda da população da região e reforça o compromisso da administração municipal em ampliar a infraestrutura urbana em diferentes pontos da cidade.
“Era um anseio da população do Fraron e não só do Fraron. Nesta etapa também vamos atender o Aeroporto, a Vila Esperança e o Planalto. São ruas que estavam há muitos anos aguardando melhorias, algumas próximas do novo CMEI, e que estavam em condições bem ruins. Tínhamos esse compromisso de fazer com que o benefício do asfalto chegasse até aqui”, afirmou.
Géri ressaltou que, apesar dos processos administrativos e técnicos exigirem tempo, os trabalhos já começaram. “Quem passa pelo bairro já percebe que o reperfilamento, que é a primeira base para receber o asfalto, já está acontecendo. Em poucos dias teremos várias ruas recebendo pavimentação, transformando para melhor a realidade desses bairros”, disse.
O prefeito também destacou que a região vem recebendo diversos investimentos públicos. Entre eles estão o novo Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) do bairro Fraron, com entrega prevista para abril, o Centro Regional de Especialidades, a nova Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e a futura base do SAMU, anunciada recentemente para a região do bairro Planalto.
“Além dessas obras, aguardamos novos anúncios importantes para Pato Branco, como melhorias viárias estruturantes. São projetos que vão trazer uma nova realidade em infraestrutura e mobilidade para o nosso município e contribuir para o desenvolvimento da cidade”, destacou.
Infraestrutura e novos investimentos
Para o presidente da Associação de Moradores do bairro Fraron, Leonildo Ferreira dos Santos, a assinatura da ordem de serviço representa um momento importante para a comunidade. “Hoje é um dia festivo para o bairro. A população vê essa obra como um bem necessário, algo que já vinha incomodando há bastante tempo. Eu mesmo passo diariamente pelo bairro conduzindo alunos e vejo a necessidade dessa melhoria. Já estamos vendo máquinas trabalhando há alguns dias, e isso deixa a comunidade muito feliz”, comentou.
Leonildo também destacou que, além do asfalto, outros investimentos vêm fortalecendo a infraestrutura da região, como a construção do novo CMEI do Fraron. “Sabemos da necessidade que havia por vagas em creche. Muitas famílias precisavam buscar atendimento em outros bairros. Com essa nova estrutura, moderna e maior, esperamos que essa demanda seja atendida.”
Obras já iniciadas e novas frentes de pavimentação
O secretário municipal de Engenharia e Obras, Marcelo Tonello dos Santos, informou que as obras de pavimentação contemplarão diversas ruas nos quatro bairros, conforme projeto técnico definido pela administração municipal. As intervenções incluem preparação da base, reperfilamento e aplicação da capa asfáltica, garantindo melhores condições de mobilidade, durabilidade e qualidade de vida para os moradores.
De acordo com Marcelo, além das obras já iniciadas, outras frentes de pavimentação também estão em andamento no município. “Temos novos projetos que serão licitados nos próximos dias e outros que ainda estão em fase de aprovação. A expectativa é que até o mês de maio tenhamos diversos contratos em execução, atendendo boa parte da cidade”, completou.
O ato contou com a presença do prefeito Géri Dutra, dos vereadores Claudemir Zanco (Biruba) e Rodrigo Correia, lideranças da União de Bairros, autoridades locais e moradores da comunidade.
Lista de ruas a serem asfaltadas no documento a seguir:
Asfalto Planalto, Fraron e outros

