A população que está aguardando a castração de seus pets será atendida neste mês de janeiro. No próximo dia 18, uma ação conjunta entre a Prefeitura de Pato Branco e o Governo do Estado, através do Instituto Água e Terra (IAT), vai castrar 108 animais, entre cães e gatos, através do programa Castrapet-PR.
Segundo a médica veterinária da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Pato Branco, Kimberli Barbosa, apesar da ação contemplar 108 animais, foram cadastrados 130 com cadastro reserva, se tiver alguma desistência.
A ação será no Parque de Exposições, das 8h às 14h, com horário marcado. A empresa especializada que foi contratada vai fazer as castrações em um ônibus itinerante. Para a castração os animais serão divididos em gatos machos e fêmeas e cães machos e fêmeas.
“O programa vai contemplar animais de famílias baixa renda, cadastradas no Cadastro Único, além de animais acolhidos por associações de protetores independentes e ONGs. Nossa demanda é grande, por isso uma ação que se propõe a realizar mais de 100 procedimentos em um único dia é extremamente importante, porque para realizar esse volume de castrações geralmente levamos um mês”, ressaltou Kimberli.
A orientação é que os tutores levem seus animais com guia ou em caixas de transporte, para evitar fugas e brigas. Todos os animais devem estar em jejum, para realizarem os procedimentos. Os tutores devem apresentar documento pessoal e o Protocolo de agendamento, o qual foi entregue no dia da inscrição.
O investimento do Estado é de R$ 30 mil, com contrapartida do Município de R$ 3 mil em forma de placas educativas que foram instaladas no Parque do Alvorecer – Parque Ambiental Vitório Piassa, no Largo da Liberdade, nos demais parques e no Park Pet do bairro Anchieta.