AgriculturaNotícias

A Prefeitura de Pato Branco recebeu nesta terça-feira (27) a primeira parte do maquinário para a implantação do britador na Pedreira Municipal, localizada na comunidade São Caetano. Foi recebido o equipamento da parte primária da planta de britagem, que engloba o britador primário, o alimentador vibratório, as correias transportadoras e uma peneira de corte.

“Um momento muito importante para o desenvolvimento de Pato Branco, o equipamento para a implantação do nosso britador chegou e logo estará funcionando e fornecendo material adequado para a pavimentação das nossas vias, especialmente para a área rural do nosso município”, enfatiza o prefeito de Pato Branco Robson Cantu.

Para a implantação do britador o município investiu R$ 6,3 milhões.

Nos próximos dias, a empresa que está fornecendo o equipamento e realizará a montagem, a Brittec – Equipamentos de Britagem Ltda, entregará o maquinário que realizará a rebritagem e fornecerá o material final, a brita 1, o pó, pedrisco, brita corrida, rachão, graduada, entre outros produtos. A estimativa é de aproximadamente 130 toneladas de material produzido por hora.

A expectativa é de que em até 80 dias o britador esteja em funcionamento.

Pedreira

A aquisição da Pedreira Municipal foi realizada ainda em 2022. O empreendimento atenderá na integralidade as normativas de licenciamento ambiental estaduais e federais, respeitando e atendendo a todos os critérios, procedimentos, trâmites administrativos e premissas para a operação das atividades.

Ao todo, foram emitidas seis licenças, sendo duas autorizações florestais, uma licença ambiental simplificada e dois registros de direito minerário, além de uma outorga para a utilização de recursos hídricos.

Ainda, todos os programas ambientais exigidos foram apresentados e aprovados, incluindo a manutenção de reserva legal no local, plano de resgate de flora, compensações ambientais e plano de encerramento de mina.