AeroportoNotícias

No dia em que Pato Branco celebrou os seus 71 anos de emancipação político-administrativa, o município foi contemplado com mais de R$ 35 milhões, em recursos do Governo do Estado do Paraná, para investimentos na implantação do novo terminal de passageiros do Aeroporto Regional de Pato Branco – Professor Juvenal Loureiro Cardoso.

O ato de efetivação dos recursos foi realizado na tarde desta quinta-feira (14), no Aeroporto, com a presença do governador, Carlos Massa Ratinho Jr, dos secretários de Estado Guto Silva, Sandro Alex Cruz de Oliveira, Beto Pretto e Santin Roveda, além de deputados estaduais e autoridades regionais e locais.

“Momento ímpar para o desenvolvimento de Pato Branco e da região. Obrigado governador, Guto, e demais secretários, por sempre olharem para nós com atenção e compartilhar do mesmo sentimento, o crescimento e a prosperidade da nossa cidade e da nossa região. Com esses recursos o valor total de investimentos na ampliação do Aeroporto Regional de Pato Branco ultrapassa R$ 130 milhões, entre recursos do município e do governo do Paraná”, enaltece o prefeito de Pato Branco, Robson Cantu.

“O trabalho que a prefeitura fez, por meio do prefeito Robson e da equipe que ele apresentou aqui, foi um trabalho fantástico, que rapidamente tiraram do papel esse projeto. A parte mais difícil é aprovar esse projeto em Brasília, pois existem muitos aeroportos. Agora, com o projeto aprovado vai para a parte financeira, para licitar e colocar de vez o aeroporto a altura do Sudoeste e, acima de tudo, servir não só o Paraná, mas também algumas cidades de Santa Catarina que já usam o aeroporto de Pato Branco como sua base”, salientou o governador do Paraná.

Os recursos serão destinados para a construção do novo terminal de passageiros, numa área estimada em 6.000m². A expectativa, conforme o secretário de Desenvolvimento Econômico de Pato Branco, Marcos Colla, é de que a obra da implantação do terminal inicie já no próximo ano. “Todos os projetos exigidos pela Secretaria de Estado da Infraestrutura e Logística, já estão em poder para a análise final desta Secretaria de Estado. Aquilo que foi solicitado ao município foi entregue e agora aguardamos o parecer final, então, para que possamos programar o processo licitatório para a construção do novo terminal de passageiros e consequentemente as demais obras”, pontua.

Ao todo, serão investidos R$ 48.114.716,62 na obra, sendo R$ 13.114.716,52 em recursos do município.

A modernização e ampliação do Aeroporto Regional envolve, além da construção do novo terminal de passageiros, Pátio para aeronaves que poderá receber até três aeronaves a jato, simultaneamente. Ainda a construção de uma pista de taxiamento, para permitir a conexão do novo terminal e do novo pátio de aeronaves à pista de pousos e decolagens já existente.

“O município já está fazendo pagamentos das indenizações, das desapropriações dos terrenos urbanos e rurais, 140 metros à esquerda, 140 metros à direita da faixa central da pista de pousos e decolagens. Serão construídas áreas de giro em cada uma das cabeceiras, que permitirá o pouso e decolagem de aeronaves de grande porte”, conclui Colla.