São 25 km de asfalto previstos para este ano e mais de 40 km para 2026
O Município de Pato Branco, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, segue avançando com a pavimentação asfáltica das estradas rurais. Desde o início do ano, as equipes têm atuado para levar mais comodidade e segurança à população do interior, melhorando as condições de tráfego, o escoamento da produção agrícola e o transporte escolar.
Até o final de 2025, estão previstos 25,2 quilômetros de asfalto em comunidades rurais, contemplando diversas regiões do município. As obras já começaram em alguns trechos e outras estão em fase de preparação.
Na Linha Bela Vista, estão sendo executados 6,8 km, com 1,7 km já concluídos. Na Duque de Caxias, serão 3,3 km, com o trecho atualmente em preparação e limpeza para início da obra.
A Linha Passo da Ilha terá 6,5 km pavimentados, com os trabalhos já iniciados e previsão de avanço nas próximas semanas. Na Teolândia, serão 5,9 km, aguardando aprovação da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (SEAB).
Já na Linha São Braz, a Ordem de Serviço foi assinada no início do mês, e a execução, que contempla 2,7 km, deve começar em breve, conforme cronograma da empresa licitada.
Além das obras em andamento, o município já se prepara para o próximo ciclo de investimentos. Estão previstos 41,3 quilômetros de pavimentação rural, em 2026, beneficiando novas comunidades.
Neste ano, a Secretaria de Agricultura também promoveu audiências públicas nas comunidades contempladas pelo programa. Os encontros tiveram como objetivo esclarecer o processo de execução das obras, junto às propriedades e reforçar o compromisso do município com a conservação do solo e da água.
Com a concordância dos moradores, os projetos agora seguem para os trâmites junto ao Governo do Estado, que viabiliza os investimentos necessários para a execução das obras.
De acordo com o secretário de Agricultura, Edson Roberto Silveira, além dos trechos já definidos, novas linhas e comunidades estão em estudo. “Essas obras representam qualidade de vida, segurança e desenvolvimento para quem vive e trabalha no campo. Estamos investindo no presente e no futuro do interior de Pato Branco”, destacou.
O Programa de Asfalto Rural conta com o apoio da Associação Empresarial de Pato Branco (ACEPB), por meio do programa Acelera Pato Branco, e com recursos do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (SEAB).