Na última sexta-feira (9), a Prefeitura de Pato Branco, por meio do Departamento Municipal de Trânsito de Pato Branco, formalizou um importante passo na melhoria da infraestrutura viária da cidade. O diretor do Depatran, Romulo Faggion, esteve em Curitiba, na sede do Detran-PR, acompanhado de Evandro Xavier, assessor do deputado Gugu Bueno, e da coordenadora de Engenharia do Detran do Paraná, Vanessa Sanae Iwamoto.
O objetivo da visita foi protocolar um ofício solicitando a celebração de um convênio no valor de R$ 862 mil com o Fundo de Reequipamento de Trânsito (Funrestran) para investimentos em sinalização de trânsito no município.
O ofício, direcionado ao diretor do Detran-PR, detalha a solicitação de recursos que serão destinados à elaboração de projetos, aquisição de materiais e contratação de mão de obra especializada para a sinalização viária, tanto horizontal quanto vertical, nas ruas e estradas de Pato Branco. A medida é vista como essencial para melhorar a segurança no trânsito da cidade, especialmente em áreas de grande circulação de veículos e pedestres.
A justificativa para a celebração do convênio está baseada no Código de Trânsito Brasileiro, que atribui aos órgãos e entidades executivos rodoviários, tanto da União quanto dos Estados, Distrito Federal e Municípios, a responsabilidade de implantar, manter e operar sistemas de sinalização e controle viário. De acordo com o texto do ofício, a parceria com o Funrestran visa garantir condições adequadas de trânsito e segurança para a população, cumprindo o dever de cada ente federativo no âmbito do Sistema Nacional de Trânsito.
“A celebração desse convênio é imprescindível para o município de Pato Branco, pois vai garantir que nossa cidade tenha uma sinalização de trânsito eficiente e adequada, refletindo diretamente na segurança de todos os motoristas e pedestres. Estamos empenhados em conseguir esses recursos para investir em melhorias que beneficiem a todos”, afirmou Faggion.