NotíciasSaúde

Imunização iniciou por trabalhadores da saúde que atuam na linha de frente contra a doença

Em ato simbólico, o Governo Municipal de Pato Branco iniciou na manhã desta quarta-feira (20) a imunização contra a Covid-19.

A enfermeira Eunicia de Souza Lourenço, de 61 anos e conhecida como Nice, foi a primeira a receber a dose. Ela é gerente de enfermagem da Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24), unidade sentinela da Covid-19 em Pato Branco. A técnica de enfermagem Clarice Maria Bernardo de Almeida aplicou a vacina.

Os médicos Roberto Rivas, de 68 anos, e William Holderied, de 41 anos, e a técnica de enfermagem Clarice Maria Bernardo de Almeida, de 58 anos, também foram imunizados no ato.

A imunização, conforme o plano municipal, iniciou pelos trabalhadores da saúde que atuam na linha de frente contra a doença. Em seguida serão imunizados e idosos institucionalizados, demais profissionais da saúde, idosos com e sem comorbidades, professores, forças segurança e salvamento e funcionários do sistema prisional.

Ressaltando todos os esforços dos profissionais que estão atuando na linha de frente, a secretária de Saúde de Pato Branco, Liliam Brandalize, destaca que este é “um momento muito singular”, lembrando toda a pandemia. “Durante todos esses dez meses a gente vem sofrendo tanto. A pandemia nos trouxe muita tristeza, mas a gente não pode baixar a nossa guarda”.

“Esse momento aqui é o momento que a gente enxergar a luz no final do túnel, mas lembra que não é o fim da pandemia”, reforça a secretária.

O município recebeu mais de 1.400 doses da vacina CoronaVac, desenvolvida por cientistas do Instituto Butantan com a empresa chinesa Sinovac.

Para a vice-prefeita de Pato Branco, Angela Padoan, o momento foi de concretização da esperança de dez meses. “Eu acho que esse é o momento de concretização da esperança de dez meses. Faz dez meses que nós esperamos uma notícia, nós esperamos ver uma luz no fim do túnel. E nós vimos nos últimos dias que isso é possível”.

Lembra que, para que a vacina chegasse a Pato Branco, houve um trabalho e um processo envolvendo diversas pessoas e setores e que a vacina traz a esperança, mas não acaba com a pandemia. “Ela da um conforto, de certo controle. E ela da um início de uma retomada”.

“Hoje é um dia histórico. Que mantenhamos os cuidados e tenhamos esperança, porque hoje é o começo do fim da pandemia”, frisou a vice-prefeita.

Já o prefeito, Robson Cantu, ressalta que os profissionais vacinados no ato representam todos que os que estão atuando na linha de frente contra a doença, “soldados”. Também frisa que é um dos momentos mais importantes da humanidade. “Isso aqui representa uma dose pequena, mas com o maior valor que nós possamos ter. Eu me sinto muito feliz neste momento”.