Expopato

Na quinta-feira (13), entre às 17h e 18h30, o Museu Histórico José Zanella registrou o furto de três peças que fazem parte do acervo histórico do município de Pato Branco. O museu está localizado no Centro Regional de Eventos, no Parque de Exposições onde está sendo realizada a Expopato 2025. 

 

Foram furtados um relógio de pêndulo, da marca Monthe, do ano de 1930; um ferro de passar roupas, modelo chaminé, datado de 1945; e um moedor de pimenta, da marca Peugeot, datado de 1879.

 

O diretor do Departamento Municipal de Cultura, Maurício Maculan, destacou que neste período onde provavelmente ocorreu o furto chovia bastante e também houve a troca de turno dos funcionários e agentes de apoio. Ainda, a equipe de segurança estava atarefada com a entrada dos expositores para reposição dos produtos da feira.

 

Maculan ressaltou que se percebe que o indivíduo que cometeu o ato teve trabalho ao retirar o relógio que se encontrava parafusado junto a parede e, pelos indícios, o relógio pêndulo foi repousado atrás do balcão de atendimento, local onde foi encontrado um pequeno arabesco que fazia parte da ornamentação do objeto, caído no chão. 

 

Após dar-se falta dos objetos, o Departamento Municipal de Cultura comunicou a Polícia Militar, que lavrou o Boletim de Ocorrência. “Alguns dos objetos furtados foram doações do seu Antônio Bach, que contribuiu grandemente com a formação do acervo do Museu Histórico José Zanella”, contou Maculan.

 

Segundo o diretor do Departamento de Cultura, os objetos furtados fazem parte do acervo permanente do museu, integrando a exposição aberta ao público. Sua relevância cultural está no fato de que são parte da história dos pioneiros pato-branquenses e dizem respeito ao modo de vida de nossa sociedade. “Quando um objeto de um museu é furtado parte da história daquela comunidade é perdida, assim como sua identidade”, frisou.

 

Maculan destacou ainda que objetos antigos, com história, em bom estado de conservação, como os que se encontram no Museu José Zanella, são difíceis de se encontrar nos tempos atuais e quando são furtados a perda ao patrimônio cultural é grande.

 

Atualmente, o Museu Histórico José Zanella desenvolve diversas atividades educativas, como visitas mediadas, oficinas de escavação e registro de objetos, com crianças e adolescentes, tudo para fomentar ainda mais a preservação da história e aproximar o museu da nossa sociedade.

 

A Expopato é realizada pela ACEPB, SINDICOMÉRCIO, Sociedade Rural e Prefeitura Municipal de Pato Branco, e conta com o apoio da SETUR- PR, Sanepar, Copel e DETRAN -PR