AgriculturaNotícias

A Prefeitura de Pato Branco, realizou a entrega de insumos para 12 viticultores do município. Por meio do programa Revitalização da Viticultura Paranaense, o Revitis, eles receberam mudas de uva, palanques de concreto, arame, pulverizador costal elétrico, panela extratora, despolpadeira e lona.

Foram investidos R$ 299.218,93 na aquisição dos insumos. Do total, R$ 28.314,93 são oriundos em convênio com o Governo do Estado do Paraná, por meio da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento (Seab), e R$ 14.963,93, em contrapartida, do município, em recursos próprios.

O ato de entrega foi realizado na manhã desta segunda-feira (6), no gabinete do prefeito.

A produtora da Linha Fazendinha, Marlene Deize Francio, destaca que os insumos agregarão na produção. “É um item a mais para agregar valor naquilo que eu faço, que a família faz. Esses equipamentos vão auxiliar para a gente produzir, além da uva in natura e do vinho que já produzimos há dois anos, agora vem o suco integral”. Também, conta que o objetivo é aumentar o parreiral. “A ideia é aumentar mais, tem espaço para aumentar, mas tem que ir devagar. Agora com os palanques a gente vai estruturar melhor”, conclui.

O produtor Gerson Zocche, morador da comunidade Bela Vista, também foi um dos contemplados. Ele conta que o parreiral já é antigo e os insumos auxiliarão para a revitalização do espaço. “Vai ajudar bastante, porque esse parreiral já vem de muito tempo de instalado e ele precisa ser revitalizado”.

O Revitis é um programa do Governo do Estado, criado em 2019, que tem como objetivo estimular a produção de uvas e seus derivados no Paraná. Visa o incentivo para a produção, reorganização da comercialização, desenvolvimento do turismo e apoio à agroindústria.

“Estamos impulsionando a viticultura pato-branquense”, salienta o prefeito de Pato Branco, Robson Cantu. “São insumos de qualidade que serão usados para reestruturar o parreiral, melhorar a produção da uva, do vinho, e do suco e fazer esse setor se desenvolver ainda mais. Estamos, com o Governo do Estado, trabalhando para estimular a produção de uvas e derivados e levar o nome de Pato Branco cada vez mais longe”, completou o prefeito.