AgriculturaNotícias

A Prefeitura de Pato Branco, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, promoveu mais duas audiências públicas para apresentar as novas etapas do Programa de Asfalto Rural. Desta vez, as reuniões contemplaram as comunidades do Passo da Ilha, nas Linhas Brasmeck e Damasceno, e também São Pedro de Alcântara e Linha Piacentini.

O primeiro encontro foi realizado na quarta-feira (19), na Capela São Pedro de Alcântara. A segunda audiência ocorreu nesta segunda-feira (24), na Capela da Comunidade Passo da Ilha, reunindo produtores rurais, autoridades municipais e representantes de entidades ligadas ao setor.

As audiências têm o objetivo de esclarecer aos proprietários rurais todas as etapas do processo, garantindo transparência e segurança durante a execução das obras. Além de apresentar o que será contemplado pelo programa, o município reforça que nenhuma propriedade ou via será prejudicada, e que o projeto segue diretrizes de preservação do solo e da água, assegurando responsabilidade ambiental.

Durante os encontros, foram apresentados os trechos previstos para pavimentação:

•⁠ ⁠Trecho Brasmeck | Passo da Ilha
Extensão: 4,3 km

•⁠ ⁠Trecho São Pedro de Alcântara
Extensão: 1,8 km

•⁠ ⁠Trecho Linha Piacentini
Extensão: 5,8 km

•⁠ ⁠Trecho Linha Damasceno
Extensão: 2,7 km

O Programa de Asfalto Rural é viabilizado com recursos do Governo do Estado e desenvolvido em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná), o Núcleo Regional da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab-Paraná) e a Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar).

Com a concordância dos moradores, manifestada durante as audiências, o processo segue agora para os trâmites junto ao Governo do Estado, com previsão de execução das obras no próximo ano.