AeroportoNotícias

O Indicador de Percurso de Aproximação de Precisão, o PAPI (Precision Approach Path Indicator), do Aeroporto Regional de Pato Branco – Professor Juvenal Loureiro Cardoso passará por inspeção. Neste sábado (21), uma equipe do Grupo Especial de Inspeção em Voo (GEIV), pertencente ao Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) da Força Aérea Brasileira (FAB), realizará a inspeção, com a aeronave especial.

“Após concluídas todas as etapas de instalação do equipamento, vistoria do Cindacta II e atualização dos Pontos de Origem pelo Instituto de Cartografia da Aeronáutica – ICA, estamos já realizando a inspeção da aeronave laboratório que deverá checar se o ângulo de rampa de aproximação e pouso está de acordo”, explica a diretora do Departamento de Transporte Aéreo, Elenice Catafesta Smiderle.

A inspeção é realizada por técnico, com acompanhamento de responsáveis pela administração do Aeroporto.

“Estamos seguindo todos os protocolos necessários para assegurar o mais alto nível de segurança no nosso Aeroporto. O processo para a implantação do Papi foi e longo estará em funcionamento, garantindo mais segurança nas operações áereas, dando mais confiabilidade para aterrissagens”, salienta o prefeito de Pato Branco, Robson Cantu. “Esse é mais um avanço no projeto de ampliação do Aeroporto que logo terá operações de voos noturnos e, até mesmo, aeronaves a jato”,complementa.

Instalação

No final de 2022, o município de Pato Branco recebeu a anuência nº 728/22 da Agência Nacional de Aviação Civil – ANAC, para execução dos serviços de instalação do equipamento, que consiste em um sistema de iluminação com o objetivo de dar mais segurança nos pousos e decolagens.

Em janeiro deste ano, 2023, a Prefeitura de Pato Branco iniciou a instalação do sistema, em ambas cabeceiras da pista de pousos e decolagens. Já em maio, foi realizada a visita técnica do o Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (Cindacta II), órgão responsável pela vigilância e controle da circulação do espaço aéreo brasileiro, para a vistoria de homologação do sistema.

Foram investidos R$ 1 milhão na instalação do equipamento composto de dois conjuntos de iluminação, sistema de luzes vermelhas e brancas, além das adequações e serviços de infraestrutura e demais serviços necessários. Do total, cerca de R$ 100 mil são oriundos da doação do projeto executivo do PAPI por empresários e lideranças pato-branquenses, o restante é em recursos livres da administração municipal.