A Prefeitura de Pato Branco lançou, neste sábado (19), o Programa Nossa Praça, que visa a adoção de áreas públicas e equipamentos urbanos por pessoas físicas e jurídicas interessadas em colaborar com a conservação, manutenção e melhoria de espaços públicos. A iniciativa da Secretaria Municipal de Meio Ambiente tem como objetivo a conservação paisagística, urbanística e ambiental das áreas que fazem parte do programa.
O ato de lançamento ocorreu no Parque Municipal Cecília Cardoso, localizado no bairro Bonatto, e contou com a presença de autoridades, lideranças locais, imprensa e a comunidade. Na oportunidade também teve atividades do Projeto Lazer no Bairro e atividades artísticas promovidas pelo Festival Salada Mixta.
Programa
Para a adoção dos espaços será firmado Termo de Cooperação com os interessados, e o edital com as condições será publicado em breve, observando viabilidade técnica e ambiental, conformidade normativa, relevância da proposta e capacidade de execução.
Podem participar da Oferta Pública pessoas físicas residentes e domiciliadas em Pato Branco e pessoas jurídicas de direito privado legalmente constituídas. O processo de seleção dos adotantes será composto por três etapas: divulgação da oferta pública, com a lista de áreas disponíveis, no prazo de 30 dias; apresentação do pré-projeto com descrição detalhando a área e ações propostas; seleção dos pré-projetos com análise pela Comissão de Adoções; e apresentação do projeto final com detalhamento técnico pelos selecionados.
O interessado assume as obrigações descritas no Termo de Cooperação, como manutenção paisagística e urbanística, pequenos reparos e instalação de placas, entre outras. A execução será acompanhada pela Comissão de Adoção, que poderá solicitar relatórios e prestar orientações.
Será permitida a colocação de uma placa padrão na área adotada, conforme especificações técnicas e aprovação prévia. O Termo de Cooperação terá vigência de um ano, podendo ser renovado.
As áreas que estarão disponíveis para adoção são:
- Parque Municipal Cecília Cardoso: área com parquinho infantil e bancos, quadras poliesportivas e lago com ponte, área arborizada com trilha.
- Parque Municipal Córrego das Pedras: área sem edificação, arborizada com trilha.
- Parque Municipal da Pedreira: área edificada (palco, banheiros), deck de madeira, lago, área pavimentada, área com memorial (Parque dos Ipês), área arborizada.
- Parque Municipal Lago Azul: área com lagos, quadras esportivas e local com gramado.
- Vila Matilde – Lago Bairro São Francisco: área com gramado e lago.
Estratégia e desenvolvimento sustentável
Pato Branco inova ao lançar o Programa Nossa Praça, em cumprimento a Lei nº 4.811, de 15 de junho de 2016, de autoria do vereador Claudemir Zanco (Biruba).
Segundo o prefeito Géri Dutra, a iniciativa é uma estratégia viável, necessária e altamente vantajosa tanto para o poder público quanto para as empresas envolvidas. Para o município, representa redução de custos, melhoria urbana, engajamento ambiental, agilidade na gestão, eficiência sustentável, estímulo para a economia e o fomento do ecoturismo urbano.
Para as empresas parceiras e entidades, destacam-se os ganhos voltados às práticas ambientais, sociais e de governança, à consolidação da imagem atrelada às questões sustentáveis e a visibilidade por ações ambientais, cada vez mais valorizadas por investidores e consumidores.
Para a vice-prefeita, Neuza Viganó, o programa é muito importante para o desenvolvimento do nosso município, uma forma singela de cuidar da nossa querida Pato Branco, que amamos.
O secretário municipal de Meio Ambiente, Vicente Lucio Michalizsyn, ressaltou que o lançamento do programa é a continuidade do trabalho que já vem sendo realizado desde o início do ano pela gestão municipal, que consiste na revitalização de praças e espaços públicos de Pato Branco.
Com a implantação do programa, Pato Branco reafirma seu compromisso com as questões ambientais, que também refletem no bem-estar da população, através da saúde, da sustentabilidade e do lazer. Isso porque o contato com a natureza e ambientes abertos podem reduzir o estresse, melhorar o humor e contribuir para o equilíbrio mental, combatendo sintomas de ansiedade e depressão.