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Em coletiva de imprensa realizada nesta quinta-feira (7), no Gabinete Municipal, a Prefeitura de Pato Branco apresentou oficialmente as leis que autorizam a contratação de operações de crédito junto a importantes instituições financeiras, totalizando R$ 52.860.000,00 em recursos. O montante será utilizado para garantir contrapartidas e investimentos em obras essenciais para a cidade, com foco em infraestrutura, saúde, educação, esporte e urbanização.

Operações de crédito autorizadas

Foram aprovadas três leis que viabilizam financiamentos junto ao Banco do Brasil (Lei nº 6.450/2025, de 31 de julho de 2025), Agência de Fomento do Paraná (Lei nº 6.451/2025, de 31 de julho de 2025) e Caixa Econômica Federal (Lei nº 6.455/2025, de 4 de agosto de 2025).

Banco do Brasil | até R$ 22,3 milhões para:

  • Contrapartida para construção do Terminal de embarque e desembarque do Aeroporto Juvenal Loureiro Cardoso: 9.000.000,00
  • Quitar financiamento vigente, contratado em 06/06/2020, junto ao Banco do Brasil: 8.300.000,00
  • Contrapartida para Pavimentação asfáltica em diversas vias urbanas, contemplando vários convênios – 5.000.000,00

Agência de Fomento do Paraná | até R$ 10,56 milhões destinados a:

  • Contrapartida para aquisição de equipamentos para a Casa de Passagem: R$ 300.000,00
  • Contrapartida para a implantação do Parque Linear na Região Sul: R$ 200.000,00
  • Contrapartida para a implantação do Parque Sensorial (Praça do Autista): R$ 150.000,00
  • Contrapartida para a pavimentação asfáltica na Comunidade de Bela Vista: R$ 1.500.000,00
  • Contrapartida para a construção de Creche no Bairro Pinheirinho: R$ 60.000,00
  • Contrapartida para a construção de Creche no Bairro Industrial: R$ 2.000.000,00
  • Contrapartida para melhorias no Estádio Os Pioneiros: R$ 500.000,00
  • Contrapartida para a Construção de 4 praças: R$ 130.000,00
  • Contrapartida para a obra de Revitalização da Avenida Tupi, Parte Sul: R$ 485.000,00
  • Contrapartida para a pavimentação asfáltica na Comunidade de Teolândia: R$ 300.000,00
  • Contrapartida para a implantação de Oficina Ortopédica: R$ 435.000,00
  • Contrapartida para a pavimentação asfáltica em diversas vias urbanas, contemplando vários Convênios: R$ 4.000.000,00
  • Contrapartida para viabilizar ações de combate às enchentes: R$ 500.000,00

Caixa Econômica Federal | até R$ 20 milhões para:

  • Complementação do valor necessário para Construção do Teatro Naura Rigon: R$ 1.000.000,00
  • Contrapartida para construção do Restaurante Popular: R$ 1.200.000,00
  • Contrapartida para melhorias no Estádio Os Pioneiros: R$ 100.000,00
  • Pavimentação asfáltica na comunidade de Duque de Caxias, conforme contrato nº 146/2024: R$ 4.000.000,00
  • Pavimentação Asfáltica na Comunidade de Passo da Ilha, conforme contrato nº 105/2024: R$ 4.500.000,00
  • Contrapartida da conclusão da 2ª etapa da Arena Claudio Petrycoski: R$ 1.500.000,00
  • Contrapartida para construção de UBS no bairro São Roque do Chopim: R$ 100.000,00
  • Contrapartida para construção de UBS no bairro São João: R$ 100.000,00
  • Contrapartida para construção de UBS no bairro Vila Esperança: R$ 100.000,00
  • Contrapartida para construção de UBS no bairro Morumbi: R$ 100.000,00
  • Contrapartida para construção do PAM – Pronto Atendimento Municipal: R$ 450.000,00
  • Contrapartida para a construção da Sede do Samu: R$ 500.000,00
  • Contrapartida para Aquisição de máquinas e equipamentos agrícolas: R$ 250.000,00
  • Contrapartida para construção de Capela mortuária: R$ 100.000,00
  • Contrapartida para a pavimentação asfáltica no interior, contemplando várias comunidades (São João Batista, Linha Caprini, 4 encruzos, Santo Agostinho, São Brás, Sede Dom Carlos, Linha Esperança, São Roque do Chopim, Rondinha, Bom Retiro, Quebra Freio, 3 Pontes: R$ 2.400.000,00
  • Pagamento de desapropriações de imóveis localizados na zona de proteção do Aeródromo: R$ 3.000.000,00
  • Contrapartida para construção de Creche no bairro São Roque: R$ 400.000,00
  • Contrapartida para construção de Espaço esportivo no bairro São Francisco: R$ 200.000,00

Parceria com o Legislativo

O presidente da Câmara Municipal, Lindomar Brandão, enfatizou o diálogo e o consenso entre os poderes Executivo e Legislativo para viabilizar os empréstimos. “Tivemos um olhar atento à responsabilidade fiscal, considerando as dívidas herdadas e a capacidade de pagamento do município. O consenso garantiu um pacote equilibrado, de R$ 53 milhões, para garantir dezenas de obras que melhorarão a vida dos cidadãos”, destacou.

Brandão ressaltou ainda a importância da união para o bem comum, superando divergências políticas para o avanço do município.

O prefeito Géri Dutra destacou a importância dessa iniciativa para destravar a execução de projetos que estavam parados ou com dificuldades financeiras. “Conseguimos organizar, junto com a Câmara de Vereadores, uma solução que nos permite avançar com as obras que a população merece, respeitando as prioridades do município e garantindo taxas de juros adequadas para o pagamento responsável dessas operações”, afirmou.

O prefeito explicou ainda que o financiamento será contratado de forma gradual, de acordo com o andamento das obras, e terá um período de carência para pagamento, assegurando o equilíbrio financeiro da prefeitura. “Vamos pagar mensalmente, sem comprometer o caixa municipal, o que mostra o compromisso com a responsabilidade fiscal.”

Segundo Géri, o Município tem projetos e recursos aprovados, licitados e prontos para serem executados. “Com esse financiamento, podemos acelerar as obras, fomentar o desenvolvimento e garantir entregas importantes para todos os pato-branquenses.”