EducaçãoSaúdeVacinação

A partir desta semana, as Secretarias Municipais de Saúde e Educação e Cultura de Pato Branco estarão promovendo uma força-tarefa de imunização nas instituições de ensino. A ação faz parte da estratégia de vacinação nas escolas, do Ministério da Saúde, coordenada pelas Secretarias de Estado da Saúde (Sesa) e de Educação (Seed). 

 

A ação contempla a aplicação de vacinas contra Influenza, Febre Amarela, Covid-19 e HPV, além da atualização de imunizantes como pentavalente, DTP (tríplice bacteriana), poliomielite e pneumocócica 10.

 

A vacinação será realizada dentro das próprias instituições de ensino, mediante autorização dos pais ou responsáveis. As carteiras de vacinação serão avaliadas pelas equipes de saúde para identificar quais imunizantes devem ser aplicados em cada aluno. 

 

A Vigilância em Saúde está viabilizando a campanha, através de equipes de vacinação que seguirão um cronograma de ação nas escolas. De acordo com a enfermeira Luciane Bergamin, no Paraná a ação acontecerá até dia 31 de maio, com o intuito de reduzir a hesitação vacinal, ampliar as coberturas vacinais e prevenir doenças imunopreveníveis em crianças e adolescentes.

 

O termo de consentimento e a apresentação da caderneta de vacinação são obrigatórios para a aplicação das vacinas nas escolas. Os pais ou responsáveis podem participar da vacinação. Os que não autorizarem a imunização deverão apresentar, no prazo de até 30 dias, a declaração de atualização vacinal emitida por uma unidade de saúde.

 

As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) fazem contato com as escolas para programar a data e os horários que a vacinação ocorrerá. Luciane explicou que só é vacinada a criança que tem vacinas pendentes, de acordo com a avaliação da sua caderneta de vacinação, e que apresente a autorização. A proposta é facilitar o acesso, já que o horário das salas de vacina coincide com o horário comercial, no qual a maioria dos pais trabalham. 

 

A enfermeira destacou que essas ações nas escolas já ocorreram no ano passado e como foram bem-sucedidas, serão continuadas neste ano. Em 2024 foram atendidas 34 escolas públicas e privadas, entre Centros de Educação Infantil (CMEIs), municipais e estaduais. Foram avaliadas 5.085 crianças, dentre as quais 523 receberam vacinas de rotina, 1.719 foram imunizadas contra a Influenza e 317 contra a Covid-19.