Aeroporto

No último sábado (3), alunas da rede municipal de ensino tiveram a oportunidade de sobrevoar a cidade de Pato Branco na companhia de suas respectivas professoras e um acompanhante a sua escolha.

A ação foi realizada como parte da premiação pelo desempenho das estudantes no II Concurso de Declamação de Poesia realizado pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura. Entre 1.939 alunos matriculados nos 4º e 5º anos de todas as escolas do município, as participantes obtiveram os melhores resultados. Yasmin Thomé da Escola Municipal Irmã Dulce foi a primeira colocada, seguida por Isadora Szymkoviack da Escola Municipal Guido Vitor Guerra e o terceiro lugar foi conquistado por Letícia Lehart Siqueira da Escola Municipal José Fraron.

As poesias tinham como tema os 70 anos de Pato Branco, sendo necessário que a produção fosse autoral ou ainda proveniente de obras de autores pato-branquenses e poetas clássicos. O objetivo do concurso é estimular o hábito da leitura e desenvolver a compreensão textual das crianças.

Pelo segundo ano consecutivo, o voo foi patrocinado pelo Clube de Aviação de Pato Branco, em parceria com o Departamento de Transporte Aéreo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico proporcionando uma experiência singular às vencedoras. Outros grupos também têm realizado essa visita a partir da parceria com o grupo de aviadores. Instituições como a APAE de Pato Branco e diversas escolas municipais puderam trazer seus alunos durante o ano para ter essa vivência.

Ainda, as colaboradoras do departamento de limpeza pública foram convidadas para conhecer a cidade do alto no mês de Março, em alusão ao Dia da Mulher. Bem como, o Rei e a Rainha dos idosos ganharam um voo panorâmico na mesma ocasião.

As aeronaves utilizadas nos passeios foram exemplares dos modelos RV10 e P28T. Além disso, os visitantes puderam conhecer mais sobre aviação a partir de demonstrações e explicações realizadas pelos pilotos.