Saúde

A Unidade de Pronto Atendimento de Pato Branco foi requalificada a partir de vistoria por parte do Ministério da Saúde.

O processo envolve etapas que atestam e validam a proposta de qualificação de acordo com as diretrizes federais. A avaliação é válida por três anos e abrange todas as UPAs do país.

Durante a primeira fase é realizado o envio de diversos documentos comprobatórios que são analisados e posteriormente confirmados em uma segunda fase, envolvendo reunião via chamada de vídeo ou de forma presencial, caso da visita técnica em Pato Branco.

São avaliadas e confirmadas as metas quantitativas como número de pacientes atendidos e tipo de assistência prestada. Ainda, as metas qualitativas são consideradas de acordo com o preconizado pelas diretrizes oficiais em relação à qualidade do atendimento prestado aos usuários. A equipe também acompanha o fluxo e os protocolos aplicados no decorrer da vistoria para elaboração de um relatório completo sobre o atendimento para possíveis adequações.

“Recebemos o relatório concluindo que a UPA está apta para continuar acolhendo, atendendo os pato-branquenses e recebendo recursos do Governo Federal”, explica a Diretora da UPA 24h, Sandra Maria Rosa. “Estamos muito satisfeitos pois, segundo a equipe do Ministério da Saúde responsável por coordenar o segmento de urgências, nossa unidade está entre as melhores de toda região e tem sido utilizada como referência para outros municípios”, completa.

A UPA de Pato Branco é habilitada como porte II, conceito aplicado a regiões que abranjam população de 100 mil a 200 mil habitantes, tendo atendido em média 13 mil pacientes por mês durante o ano de 2022.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Postar Comentário