NotíciasSaúde

A Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro São João passou por uma revitalização completa. Foram realizados serviços de melhorias em toda estrutura, na área interna e externa, troca do piso cerâmico por manta hospitalar, troca das esquadrias, troca de forro, além de uma nova pintura interna e externa.

Um investimento de R$ 263.488,13. Do total, R$ 150 mil por parte do Governo de Paraná, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), e restante de contrapartida do município.

O ato de reinauguração foi realizado na manhã desta quarta-feira (16). Para o prefeito de Pato Branco, Robson Cantu, a reforma busca melhorar o acolhimento dos pacientes e proporcionar uma estrutura de qualidade para o atendimento da equipe de saúde.

“A administração municipal tem como compromisso oferecer serviços de qualidade aos pato-branquenses e essa revitalização faz parte desse compromisso. Agora, os pacientes do bairro São João, Alto da Glória e Vila São Pedro, contam com um espaço confortável, adequado e bem estruturado, para um atendimento de qualidade e eficaz”, pontua.

Cerca 2,5 mil pessoas do bairro São João, Alto da Glória e Vila São Pedro são atendidas na UBS São João. São ofertadas consultas, atividades coletivas, visitas domiciliares, pré-natal, puericultura, vacinação, procedimentos de enfermagem, curativos, preventivo, solicitação de exames, agendamentos, medicações, atendimentos odontológicos, dentre outras, com atendimento de uma equipe de Estratégia de Saúde da Família e uma equipe de Saúde Bucal.

Reformas

Dentro da premissa de atender as reais necessidades da população de Pato Branco, buscando proporcionar qualidade de vida e melhores condições para o acesso ao atendimento do sistema público de saúde, desde 2021 a administração municipal vem realizando amplas melhorias nas estruturas das Unidades Básicas de Saúde de todo o município.

Com recursos próprios, convênios com o Governo do Estado do Paraná e também com auxílio do Centro Universitário de Pato Branco (Unidep), seis UBS do município receberam melhorias, além da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24h.

Totalizando um investimento de cerca de R$ 2 milhões na saúde pública de Pato Branco. “São importantes investimentos que fortalecem a saúde de Pato Branco. Investir na estrutura física é investir no cuidado do pato-branquense, que terá um local adequado, com acolhimento e atendimento digno”, frisa o prefeito.

Os serviços de reforma e obras já foram concluídos na UBS do bairro Bortot e Pinheirinho. Nas UBS dos bairros São Cristóvão, Fraron, Unidade Central e na UPA, os serviços continuam e devem ser concluídos nas próximas semanas.