NotíciasSaúde

Após cerca de 6 meses, a Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Pinheiro está totalmente reformada.

Foi realizada a ampliação e adequação do consultório odontológico, criação de novo acesso e adequação da sala de esterilização e a instalação expurgo hospitalar, para descarte apropriado da sala de utilidades. Também foi realizada a troca do piso, a substituição portas e batentes, manutenção do telhado e pintura interna e externa.

Foram investidos R$ 220.869,21. Do total dos recursos investidos, R$ 150 mil são oriundos do Governo do Paraná, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (Sesa). A unidade também foi contemplada com móveis e equipamentos novos. Para a aquisição, foram investidos cerca de R$ 170 mil, oriundos de emenda impositiva da vereadora Thania Maria Caminski Gehlen.

Para enfermeira Silvania Bussolaro, a reforma proporcionará mais qualidade nos serviços e no atendimento ao paciente. “A gente consegue acolher melhor os pacientes, prestar um atendimento de maior qualidade, tanto ao usuário e também para nós que atuamos aqui na unidade”, destaca.

Atualmente são cerca de 7 mil atendimentos por mês realizados na Unidade. “Nossa demanda é bem grande e essa ampliação vem nesse sentido de acolher melhor a nossa população e também ampliar os nossos serviços”, pontua a enfermeira.

Para a dentista Isabela Pickler Bonetti a reforma, especialmente o espaço para o descarte adequado do material utilizado, melhorou a qualidade dos serviços desenvolvidos pela equipe e do atendimento aos pacientes. “Hoje o nosso padrão de atendimento está muito melhor”, enaltece.

A obra, foi concluída há alguns dias e o espaço foi reinaugurado na manhã desta segunda-feira (3), com a presença de servidores, pacientes e autoridades locais.

“Os pato-branquenses estão sendo bem cuidados, com atendimentos de qualidade na saúde, com uma atenção básica primária, a porta de entrada para o atendimento na saúde, eficaz e ágil”, salienta o prefeito de Pato Branco, Robson Cantu.

“A reforma na UBS do Pinheirinho era uma demanda antiga, em dias de chuvas as equipes e pacientes sofriam com as goteiras, o que atrapalhava o atendimento. Adequamos o local, ampliamos e melhoramos todo o espaço, assim proporcionando um serviço mais adequado, com conforto para os profissionais e para os pacientes. Estamos cuidando da nossa população”, completa.

Durante as obras, os paciente foram atendidos em estrutura montada no antigo Horto Florestal.