DepatranNotícias

Buscando uma melhor sinalização, mais segurança e melhoramento do fluxo do trânsito de Pato Branco, o Departamento Municipal de Trânsito (Depatran), instalou uma nova sinalização semafórica no cruzamento da Rua Tocantins com Avenida da Inovação, no bairro São Luís. Também, no entroncamento da Avenida Tupi com as Ruas Genuíno Piacentini e Iguatemi, no bairro Cristo Rei (próximo ao posto 6 Rodas).

 

Os equipamentos entram em atividade a partir desta quinta-feira (8).

 

No cruzamento da Rua Tocantins com Avenida da Inovação o equipamento funcionará dois tempos. “Ou seja, o condutor que tem a intenção de efetuar operação de conversão para a esquerda terá que aguardar o fluxo contrário, assim como na maioria dos cruzamentos do município”, explica Robertinho da Luz Dolenga, diretor do Depatran.

 

Já no entroncamento da Avenida Tupi com as Ruas Genuíno Piacentini e Iguatemi, será em caráter de três tempos, não tendo contrafluxo para as operações. “O local contará com sinalização atuada para pedestres, ou seja, o tempo para travessia do pedestre apenas será ativado se o mesmo solicitar a travessia, acionando a botoeira localizada nas extremidades da faixa para pedestres”, frisa Dolenga.

 

Dolenga também lembra que no local haverá, também, implantação de sentido único na Rua Iguatemi, entre Avenida Tupi e Rua Ivaí, e na Rua Xavier da silva, entre as Ruas Genuíno Piacentini e Pedro José da Silva.

 

Em ambos locais, os equipamentos contarão com dispositivos atuados, “como se fossem câmeras”, que tem a finalidade de trazer maior agilidade ao trânsito. Dolenga também destaca que o modo adaptativo centralizado, parte do princípio da definição do valor headway entre os veículos. “Tempo entre eles, onde o tempo de distância é percebido por sensores, no caso laços de vídeo detecção. Assim, essa informação é levada ao controlador semafórico, que calcula e organiza esse fluxo automaticamente”.

 

Esse sistema não tem função fiscalizatória, somente controle de fluxo do trânsito.

 

“Esses serão os primeiros cruzamentos a contar com essa tecnologia, que deverá ser expandida pelo município com novas funções, como prioridade seletiva, dando preferência a determinados veículos, bombeiro, samu, PM, transporte coletivo, contagem de fluxo, sensor OCR, o leitor de placas, que poderá auxiliar também na segurança pública, e ainda a transmissão de imagens do cruzamento”, pontua o diretor.

 

Mais ações

 

O Depatran já iniciou os serviços para a implantação de sinalização semafórica nos cruzamentos da Avenida Tupi com Ruas Eliane Amadori, Pantaleão Teles e com a Avenida da Inovação.

 

Ainda, para o próximo ano há previsão de instalação de sinalização semafórica nos cruzamentos da Avenida Tupi com as Ruas João Pessoa e Antonio Ascari; Avenida Tupi com as Ruas Visconde de Tamandaré e Fiorello Zandoná; e Rua Tocantins com Rua Antonio Ascari.

 

Estas intervenções preveem a implantação de binário nas Ruas João Pessoa e Visconde de Tamandaré, em toda a extensão, além da transposição da Avenida Tupi da João Pessoa para a Rua Antonio Ascari.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Postar Comentário