NotíciasProcon

Na programação do Mês do consumidor, na sexta-feira (10), o Procon de Pato Branco realizou o Workshop Selo Empresa Amiga do Consumidor. Reunindo empresários locais, representantes de Procon’s de do Estado do Paraná, consumidores e acadêmicos de direito, mais de 300 pessoas participaram do debate sobre os direitos do consumidor.

Realizado no auditório do Centro Universitário de Pato Branco (Unidep), a diretora do Departamento Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor, Cláudia Silvano, abriu o evento com uma palestra.

Em seguida, em formato de painel, o debate teve continuidade. Com a contribuição da coordenadora do Procon do município de Guarapuava e presidente do Fórum dos Procons Municipais, Luana Esteche, do superintendente do Procon São José dos Pinhais e vice-presidente do Fórum dos Procons Municipais, Jaiderson Rivarola, da advogada e coordenadora do Curso de Direito de Unidep, Angelica Recuero, da secretária adjunta da OAB/PR Subseção de Pato Branco, Vanessa Piacentini, e da diretora do Procon de Pato Branco e coordenadora regional do Fórum dos Procons Municipais, Elaine Menegola, a temática foi ampliada, com troca de experiência e também apontamentos específicos.

“O evento foi bastante positivo, uma vez que o público presente, era um público formador de opinião. Empresário locais, que estavam interessados, a fim de melhorar a atuação no mercado de consumo, e, colegas de Procons de outros municípios que prestigiaram e, apesar de nem todos fazerem parte do painel de debates, auxiliaram na discussão”, destaca Elaine.

Mês do consumidor

O mês de março é conhecido como o mês do consumidor, em alusão ao Dia do Consumidor, 15 de março. Para marcar a data, o Procon de Pato Branco está realizando diversas ações, voltadas às empresas e também aos consumidores.

Até está terça-feira (14), a equipe realiza ações de fiscalização Programa Selo Empresa Amiga do Consumidor, com visitas nas empresas participantes.

A partir desta segunda-feira (13) até a próxima sexta-feira (17), serão realizadas visitas ao comércio em geral, com distribuição de materiais e orientações. Já no dia próximo sábado (18) será realizada uma ampla ação com orientações e atendimentos aos consumidores pato-branquenses, especialmente dentro plataforma Proconsumidor. A ação será na Praça Presidente Vargas, a partir das 9h. Em caso de chuva o evento será suspenso automaticamente.

Encerrando, no dia 31 de março, as empresas que estão participando do programa Selo Empresa Amiga do Consumidor receberão o certificado. O documento visa o reconhecimento por parte do órgão público ao estabelecimento, por promover e respeitar os direitos do consumidor no município de Pato Branco.

Renegociação de dívidas

Ainda, em iniciativa conjunta entre o Fórum dos Procons Municipais do Paraná, Secretaria Nacional do Consumidor e Febraban, até o dia 31 de março, será realizado o mutirão online de renegociação de dívidas.

Exclusivamente pela internet, através da plataforma de solução de conflitos consumidor.gov.br, o consumidor poderá renegociar dívidas com bancos e instituições financeiras.

Mais informações e auxílio para participar do mutirão, podem ser obtidas diretamente no Procon de Pato Branco, localizado na Rua Araribóia, 185, Centro. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 08h às 14h. Dúvidas podem ser obtidas também pelos telefones números (46) 3902-1289 / (46) 3902-1325, WhatsApp (46) 99107-6394, ou pelo e-mail procon@patobranco.pr.gov.br.