Meio AmbienteNotícias

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente, realiza entre os dias 31 de maio ao dia 7 de junho, ações em alusão a Semana do Meio Ambiente. Serão diversas atividades chamando a atenção para a preservação e responsabilidade ambiental.

 

As ações iniciaram nesta quarta-feira (31), no Distrito Nova Espero (São Roque do Chopim) com coleta de resíduos eletrônicos, de lâmpadas e de óleo de cozinha (resíduo deve estar em uma garrafa pet). O ponto de coleta é no Correio, na Rua Theóphilo Petrycoski, número 300, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h. A ação segue até às 15h da sexta-feira (2 de junho).

 

Já no sábado (3) a ação será na Praça Presidente Vargas. Também será coletado resíduos eletrônicos, lâmpadas e óleo de cozinha. Será das 8h às 14h. Na ocasião, também será realizada Feira de Adoção de Cães e Arrecadação de Ração, das 9h às 14h.

 

Na segunda-feira (5), será realizada uma limpeza no Rio Ligeiro, no trecho no Parque Estadual Vitório Piassa. Será entre às 9h e às 11h. Na parte da tarde, das 14h às 14h45, a Unidep realiza a Oficina sobre Manejo de Resíduos de Serviços de Saúde Para Servidores da Saúde. Serão 25 vagas, mediante inscrição pelo link https://forms.office.com/r/LEQJPcgeX9 .

 

Ainda, na segunda-feira, no anfiteatro UTFPR Pato Branco, às 14h, será realizada uma Roda Conversa, sobre “Oportunidades e tecnologias ambientais”, com Ciro Duarte de Paula Costa (Neofloresta); Wilson Tatto (Real World Agronomy) e Péricles Inácio Khalaf (UTFPR PB). O evento é aberto para a população. Os interessados podem fazer a inscrição pelo link https://forms.gle/xZjowCKnFntzWkEy5 .

 

Já na terça-feira (6), a ação será pelo canal do YouTube da UTFPR. Também uma Roda de Conversa sobre “Soluções para poluição plástica”, com Reinaldo Morita (UTFPR DV); Camile Bolson (Egressa PPGTE); Patrícia Marques (UTFPR PB). Também aberta para a população, as inscrições podem ser realizadas pelo link https://forms.gle/xZjowCKnFntzWkEy5 . Será a partir das 19h30.

 

Encerrando a programação, na quarta-feira (7), presencialmente no Anfiteatro e com transmissão online pelo canal do YouTube da UTFPR PB, será realizada a Roda de Conversa sobre Mulheres do Campo e Agronomia, com Nilvânia de Mello (UTFPR/PPGDR); Elisângela Loss (Assesoar); Cleonice Gurgel (Rede Ecovida). Também aberta para a população, o evento será a partir das 19h30 e os interessados podem fazer a inscrição pelo link https://forms.gle/xZjowCKnFntzWkEy5 .

 

As ações são realizadas juntamente com o Conselho Municipal de Meio Ambiente de Pato Branco, Recila Sudoeste, Center Supermercado, Sete Ambiental, Emiteli Indústria Eletônica, Comprão, Akiyama, ONG Anjos Protetores e ONG É O Bicho. Ainda, conta com a parceria da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (Utfpr) Pato Branco, do Centro Universitário de Pato Branco (Unidep) e da Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação.

 

O Dia Mundial do Meio Ambiente é celebrado no dia 5 de junho. Criado pela Assembleia Geral das Nações Unidas, visa conscientizar a população a respeito da importância de preservar os recursos naturais.

 

Educação

A rede municipal de ensino realizará atividades relacionadas ao assunto.

 

Alunos da Escola Municipal Fraron, entre 8 a 10 anos, realizarão uma visita à Trilha Ecológica do Rio Ligeiro – localizada na Estação Experimental do curso de Agronomia da UTFPR Pato Branco. Será na segunda-feira.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Postar Comentário