Vacinação

 

No último sábado (20) foi realizado o Dia D de Vacinação contra a Poliomielite. Somente neste dia foram vacinadas 1.172 crianças na faixa etária de 0 a 4 anos 11 meses e 29 dias.

A ação promovida em todo o país, aconteceu com o apoio do Rotary, que tem como uma de suas principais causas a erradicação da doença no mundo. Os grupos rotarianos de Pato Branco estiveram acompanhando a vacinação e proporcionaram brinquedos como piscina de bolinhas e cama elástica para entreter os pequenos após serem vacinados.

“É essencial conscientizarmos os pais do quão importante é manter as vacinas em dia. No caso da Polio, a imunização através da gotinha é rápida, indolor e protege nossas crianças”, salienta Emanoeli Stein, responsável pelo setor de imunização do município.

A Polimielite é uma patologia causada pelo poliovírus selvagem, que geralmente é contraído a partir da ingestão de água contaminada e ataca o sistema nervoso, podendo levar à paralisia. Também conhecida como paralisia infantil, embora não exista cura, pode ser prevenida pela vacina. Os únicos países a permanecerem com casos de forma endêmica, segundo dados do Ministério da Saúde, é o Paquistão, Afeganistão e Nigéria, somando 12 casos registrados.

A campanha continua até o dia 9 de Setembro, aliada à atualização da caderneta de vacina de crianças e adolescentes. Em relação à multivacinação ocorrida também no sábado, contra COVID-19 foram 351 doses aplicadas e contra a Influenza, 471 doses.

 

Atendimento médico e odontológico

Ainda, como uma forma de ampliar os serviços de saúde para população, algumas Unidades Básicas de Saúde (UBS) realizaram consultas médicas, atendimento de saúde mental, coleta de preventivo e testes rápidos.

Na odontologia, crianças contempladas pela campanha de vacinação foram atendidas com consulta individual, orientações, e receberam kits de higiene bucal.

“Sabemos que devido à correria do dia a dia, muitas pessoas não conseguem ser atendidas por esses serviços, por isso, como uma forma de ampliar e melhorar a saúde do nosso município, optamos em algumas unidades prestar esses atendimentos, assim elevando a qualidade da saúde da nossa população”, explica a coordenadora de área da Estratégia Saúde da Família, Luciane Bergamin.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Postar Comentário