Vacinação

A partir da próxima quarta-feira(29) todas as salas de vacina de Pato Branco estarão realizando a vacinação contra a Influenza.

Para receber a vacina, basta comparecer às unidades de vacinação dos bairros de segunda a quinta-feira entre 8h e 11h e entre 13h às 16h30, portando documento pessoal com foto, carteira de vacinação e documento que comprove o pertencimento a grupos prioritários. Na Sala de Vacina Central, localizada na Rua Paraná, 671, o horário de atendimento inicia as 7h30 e encerra às 17h30. A campanha segue até o dia 31 de Maio.

O público que poderá receber a vacina nesse primeiro momento abrange: Crianças de 6 meses a 5 anos, 11 meses e 29 dias, gestantes, puérperas até 45 após o parto, trabalhadores da área de saúde de estabelecimentos públicos ou privados, professores do ensino básico e superior, idosos acima de 60 anos, profissionais das forças de segurança e salvamento, funcionários do sistema prisional e população privada de liberdade, pessoas com deficiência permanentes, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo rodoviário.

Ainda, serão atendidos como prioridade os pacientes com comorbidades como doenças respiratórias crônicas, cardiopatias, doenças renais crônicas, doenças hepáticas (Hepatite e Cirrose), doenças neurológicas (AVC e patologias degenerativas), Diabetes, Obesidade grau III. Também, pacientes imunossuprimidos, transplantados e portadores de trissomias estarão sendo vacinados nesse momento.

Todas as pessoas que fazem parte destes grupos podem procurar as salas de vacina, visto que a vacinação prioritária não será realizada em etapas. A meta vacinal é atingir 90% dos indivíduos de cada grupo.

A vacina contra a Influenza tem o objetivo de reduzir a circulação do vírus da gripe e evitar o agravamento da doença. Segundo dados da Vigilância em Saúde, no ano de 2022, foram registrados cerca de 23 casos de Influenza H3N2, 4 casos de Influenza A H1n1 e 1 caso de Influenza B em Pato Branco. Todas as variantes podem apresentar complicações e evoluir para casos de síndrome respiratória aguda e até mesmo à morte.

Estes números demonstram que o vírus segue sendo transmitido no município, embora em quantidade relativamente pequena, sendo fruto do controle epidemiológico realizado intensamente.

Pacientes diagnosticados com Covid-19 recentemente devem aguardar a resolução de todos os sintomas para receber a vacina.

 

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Postar Comentário