Bem-estar animal

Em alusão às celebrações do julho dourado, mês de proteção ao animais, a Prefeitura de Pato Branco, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, realizou na noite da segunda-feira (25), o primeiro Fórum de Bem-estar Animal.

“Um momento importante para conhecermos mais sobre a causa animal. Entender que os cuidados vão muito além de acolher, ou adotar um animal”, ressalta o secretário de Meio Ambiente de Pato Branco, Ramon Noguchi.

O encontro contou com a participação do delegado da Polícia Civil Matheus Araújo Laiola e do engenheiro agrônomo Ricardo Moraes Witzel, que palestraram sobre os cuidados e legislação da causa animal.

Na ocasião o secretário também apresentou um breve resumo da lei que estabelece o fundo municipal de bem-estar animal, que possibilitará a captação de recursos por parte de ONGs e entendidas protetoras junto ao Executivo Municipal.

“Estamos elaborando a lei, na próxima quinta-feira, dia 28, iremos sentar com as ONGs e finalizar a minuta da lei que possibilitará a captação de recursos por parte delas, ampliando os cuidados dos animais e atendendo as necessidades deles”, explica o secretário.

O evento contou com a presença da promotora do Grupo de Atuação Especializada em Meio Ambiente, Habitação e Urbanismo (Gaema), Ivana Ostapiv, dos vereadores Dirceu Boaretto, Rafael Celestrin, Romulo Faggion, Thania Maria Caminski Gehlen e Maria Cristina de Oliveira Rodrigues Hamera. Também de protetoras de ONGs pato-branquenses e de São Lourenço do Oeste (SC).