EducaçãoNotícias

Com muita empolgação, 25 alunos da rede municipal de ensino de Pato Branco subiram ao palco do auditório da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), na tarde do sábado (19), para disputar a fase final do 2º Concurso de Declamação de Poesia.

Conforme Eliane Jussara Merlo, responsável pela Divisão de Formação na Secretaria, o Concurso de Declamação de Poesias foi idealizado com o propósito de estimular o gosto e os hábitos de leitura, dentro e fora de sala de aula e melhorar a compreensão leitora. “Soma-se a mais uma das ações de incentivo à leitura, a declamação de poesias, visando a identificação de talentos nesta área, bem como, a participação dos educandos de 4º e 5º ano”, complementa.

Neste ano, o tema sugerido foi “Pato Branco – 70 anos”, porém ficou a critério da escola a escolha do que seria trabalhado. “No regulamento especificava a importância de ser poesia de autoria, de autores pato-branquenses ou de autores clássicos”.

Realizado pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura, 1.939 alunos, entre 4º e 5º ano, participaram da fase escolar no decorrer do semestre, onde o primeiro colocado representou a escola na final.

Os vencedores, foram premiados com poupanças nos valores de R$ 150, R$ 100 e R$ 50, primeiro, segundo e terceiro lugar respectivamente, e troféus, além de um voo com acompanhante e um voo para a professora responsável pelo conteúdo.

Todos os alunos que disputaram a final foram agraciados com um certificado, medalha e um lanche.

O concurso contou com parceria da Academia de Letras e Artes de Pato Branco (Alap), na formação dos professores e na participação como jurados. Também da equipe do Aeroporto Regional de Pato Branco – Professor Juvenal Cardoso, do Clube de Aviação de Pato Branco (CAP), do Sicredi Zona Norte, e do restaurante Dom Burger.

“Também agradecemos a UTFPR pela cedência do espaço para a realização do evento e a participação de um professor como jurado. E o CTG Tarca Nativista pela participação de um integrante como jurado”, complementa Eliane.

Vencedores:

– 1º lugar: Yasmin Vitória Thomé – Escola Municipal Irmã Dulce – Professora Dalila Sutil;

– 2º lugar: Isadora Szymkoviack – Escola Municipal Guido Victor Guerra – Professora Edeneia Brugnarotto;

– 3º lugar: Letícia Lenhart Siqueira – Escola Municipal José Fraron – Professsora Odete Esser Colet.