EducaçãoNotícias

Com o objetivo de promover a integração entre professores, corpo docente e alunos dos diferentes anos das escolas municipais de Pato Branco, a Secretaria de Educação e Cultura, lançou a segunda edição da Gincana Pato Esperto.

Realizada internamente na unidade de ensino, a competição busca trabalhar de forma lúdica e divertida o tema central de Arte e Cultura e o título “Entre linhas e pincéis um convite à imaginação”.

“O projeto tem como objetivo possibilitar aos alunos uma vivência enriquecedora, na qual possam expressar suas emoções e sentimentos por meio de diversas linguagens artísticas, desenvolvendo assim sua criatividade e sensibilidade”, destaca Giedra Moccelini, chefe da Divisão de Ensino na Secretaria de Educação e Cultura.

Os alunos realizarão trabalhos de pesquisa, entrevistas com artistas locais, atividades plásticas, excursões para visitações culturais, criação de jogos físicos ou digitais relacionados ao tema. Também, participarão de momentos culturais.

A competição será no encerramento do projeto para verificação do aprendizado dos alunos. Deverá ser de forma interna, respeitando a realidade de cada escola. “Essa competição será uma gincana com regras pré-estabelecidas que terão como instrumentos de apoio de fichas com QR code, tablets educacionais, bonés ou máscaras de patinhos, situações a serem desvendadas e muita diversão”, explica Giedra.

As atividades contam com apoio e parceria com o Departamento Municipal de Cultura e com a Academia de Letras e Artes de Pato Branco (ALAP).

Concurso de Poesias

Ainda, a Secretaria de Educação e Cultura, lançou o 3º Concurso de Declamação de Poesia para alunos dos 1º e 5° anos do Ensino Fundamental das escolas da Rede Municipal de Ensino.

Também trabalhando a Arte e Cultura, com objetivo fortalecer a educação municipal, incentivar os alunos a leitura e declamação de poesias, além de identificar talentos, nesta edição haverá um subtema na temática principal, arte e cultura, que será de escolha de cada instituição.

Conforme Giedra, cada escola deverá fazer um planejamento de atividades para atingir os alunos do primeiro ao quinto ano.

Divididos em duas fases, a primeira acontecerá durante o mês de outubro em todas as escolas, entre os alunos. Apenas um aluno de cada escola passa para a segunda fase, prevista para o mês de novembro. Serão premiados os primeiros lugares de cada categoria e os demais candidatos receberam brindes a serem definidos.

Como preparação, professores de Língua Portuguesa trabalharão na disciplina, poesias, pois cada candidato deverá escolher uma poesia, sendo de autoria, de autores pato-branquenses ou de autores clássicos.

O concurso também conta com apoio e parceria com o Departamento Municipal de Cultura e com a ALAP.

1 comentário

1. Eu Franciny participei ano passado no concurso de poesia 2° e irei participar de novo esse ano estou muito feliz. Boa sorte para todos nós que iremos participar