Agricultura

A Brucelose é uma doença comum entre as chamadas zoonoses, isto é, uma patologia que pode ser transmitida do animal para o ser humano. O contágio normalmente se dá pelo consumo de leite e derivados.

Além de causar prejuízos financeiros ao produtor rural, cujo rebanho é impedido de ser transportado e vendido, os problemas sanitários também implicam na obrigatoriedade de sacrificar o animal. Ainda, a doença pode causar aborto espontâneo durante a gestação da vaca ou búfala.

Com o objetivo de controlar e evitar a propagação da doença, a Prefeitura de Pato Branco, por meio da Secretaria de Agricultura, oferece aos produtores do município a vacinação gratuita.

“Eu só tenho que agradecer, todas as nossas vacas são vacinadas pela prefeitura. É muito importante para nós esse programa, caso contrário seria preciso contratar um veterinário particular para aplicar as doses”, salienta o produtor rural, Evaristo Zanotto.

A imunização é obrigatória e o foco são as fêmeas com idade entre 3 e 8 meses. As campanhas acontecem nos meses de janeiro, maio e setembro todos os anos e são realizadas pela equipe de veterinários da secretaria.

“O cuidado com o gado nas propriedades que fornecem produtos lácteos em Pato Branco é essencial para evitar problemas de saúde pública e também despesas às propriedades”, explica a Secretária de Agricultura, Vanessa Zanon.

O produtor deve estar cadastrado tanto no Ministério da Agricultura quanto no orgão estadual que envolve registro ativo na Agência de Defesa Agropecuária do Paraná , como preconizado pelo Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e da Turberculose Animal.