NotíciasSaúdeSem categoria

A Secretaria Municipal da Saúde, juntamente com a Associação dos Amigos de Prevenção do Câncer, Grupo de Apoio à Mama (Gama), realizam em Pato Branco ações especiais para a campanha Outubro Rosa.

A abertura oficial da programação será na próxima quinta-feira (05), no Complexo Cultural, no Parque de Exposições. Será um mês com inúmeras ações em entidades, Unidades Básicas de Saúde (UBS), além de dois dias com atividades especiais, um no dia 21 de outubro (sábado) na Praça Presidente Vargas e outro no dia 26 de outubro (quinta-feira), especialmente para mulheres agricultoras, no Gabana Jardim.

A campanha Outubro Rosa visa alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e câncer de colo do útero.

Em 2021 foram realizados, pela equipe municipal de saúde, 5.639 coletas do exame papanicolau. Desse total, 1.634 durante a campanha Outubro Rosa. Já o número de solicitações de mamografia foi 3.998, sendo 1.111 durante o mês de conscientização.

Em 2022, o total anual aumentou. Foram 7.246 exames de papanicolau, deste 1.304 no mês de outubro, e 4.691 em solicitações de mamografia, destas 886 na campanha outubro rosa.

Para agendar um dos exames, as mulheres devem procurar a UBS mais próxima.