NotíciasSaúde

Pato Branco é destaque em Atenção Primária à Saúde, no ranking do “Previne Brasil”, programa nacional que visa aumentar o acesso das pessoas aos serviços da Atenção Primária, além do vínculo entre população e equipe. Com a avaliação de sete indicadores, o município conquistou a nota 9,07, ficando em primeiro lugar geral no Estado, entre municípios com 50 a 100 mil habitantes, quarto lugar no País, no mesmo índice demográfico, o indicativo de vacinação de crianças, e entre os cinco municípios parananenses mais bem colocados em todos os indicadores.

“Essa é uma conquista muito importante para os pato-branquenses. É a confirmação de que o município segue avançando no propósito de cuidar de todos, cuidar das crianças, das gestantes, de todos que buscam atendimento em uma unidade de saúde. É a confirmação de que a nossa equipe de saúde não mede esforços para oferecer serviços de qualidade a cada paciente, a cada cidadão”, destaca o prefeito de Pato Branco, Robson Cantu.

A avaliação é realizada a cada quatro meses. O resultado engloba o terceiro quadrimestre de 2022. A nota representa o desempenho do município em relação à qualidade dos serviços de atenção primária oferecidos aos usuários do sistema público de saúde. Os resultados também são utilizados para calcular o financiamento das ações de atenção primária à saúde na esfera municipal.

“Esse é o resultado do respeito e da responsabilidade que a equipe de saúde tem com os pacientes. Essa nota reflete nos investimentos atuais na saúde de Pato Branco, além de fortalecer o sistema, podendo buscar mais recursos para as nossas ações de promoção a saúde e nos atendimentos ofertados. É um grande ganho para o nosso município, mas especialmente para a nossa população”, frisa a secretária de Saúde, Liliam Brandalise.

Adriana Honaiser Fávero, responsável pela Divisão de Atenção à Saúde, frisa que sempre há o que melhorar, mas é necessário reconhecer o trabalho das equipes. “Temos muito a melhorar, mas reconhecemos os esforços das equipes de saúde da família, saúde bucal e de toda a rede de atenção à saúde, pois observamos melhora nos resultados a cada quadrimestre. Sempre estamos trabalhando em ações para melhorar os resultados em saúde e captar mais recursos para o município”.

Indicadores destaques

O indicador com a maior pontuação do município foi na proporção de vacinação de crianças com 1 ano de idade. Um total de 95% de crianças vacinadas entre setembro e dezembro de 2022. Emanoeli Stein, responsável pelo Setor de Imunização, explica que o público desse indicador, para municípios com o porte de Pato Branco, é mais difícil de atingir.

“Com os esforços de toda a rede de saúde, das equipes das salas de vacinas, realização de campanhas e ações organizadas pelas coordenações de saúde da família e imunização, conseguimos ter um excelente resultado. Além da vacina salvar vidas”, salienta Emanoeli.

Também, no indicador da proporção de gestantes com atendimento odontológico, Pato Branco se destacou, ficando em segundo lugar no âmbito estadual, com um percentual de 69% mulheres atendidas no período. Francyanne Rech, coordenadora de odontologia, celebra o resultado, pois mesmo com a equipe de auxiliando no enfrentamento à covid-19, este público não ficou desassistido. “Importante também enaltecer os esforços da equipe, que realizam um excelente trabalho”.

Indicadores avaliados

– Proporção de gestantes com pelo menos 6 consultas pré-natal realizadas, sendo a primeira até a 12ª semana de gestação;

– Proporção de gestantes com realização de exames para sífilis e HIV;

– Proporção de gestantes com atendimento odontológico realizado;

– Proporção de mulheres com coleta de citopatológico na APS;

– Proporção de crianças de 1 ano de idade, vacinadas na APS contra Difteria, Tétano, Coqueluche, Hepatite B, infecções causadas por haemophilus, influenzas tipo B e Poliomielite inativada;

– Proporção de pessoas com hipertensão, com consulta e pressão arterial aferida no semestre;

– Proporção de pessoas com diabete, com consulta e hemoglobina glicada solicitada no semestre