Plano Diretor

Nesta terça-feira (28) foi realizada a segunda audiência pública para Revisão do Plano Diretor Municipal. Foram apresentados os objetivos, diretrizes e propostas para uma cidade acessível e sustentável.

A partir de série de estudos elaborados pela consultoria da URBTEC junto à equipe de técnicos do município – ETM, conselho do plano diretor – COPLAN, grupo de acompanhamento de revisão do Plano diretor, além de oficina comunitária e oficinas com técnicos municipais, foram definidas as propostas para Pato Branco.

Os participantes puderam analisar e opinar sobre as proposições que estão sendo estruturadas pela equipe. A partir de duas frentes como as ações a serem empreendidas pela administração municipal de acordo com os problemas levantados na etapa anterior de diagnóstico e também os mapas de expansão do município. Foram apresentados mapas de zoneamento, perímetro urbano e diretrizes viárias.

Os documentos exibidos durante a audiência levaram em consideração estudos técnicos e ambientais, buscando garantir o crescimento de forma economicamente viável e visando minimizar os problemas existentes e impedir os futuros problemas. Todo material foi disponibilizado com antecedência para acesso de toda população por meio do site oficial da Prefeitura.

A ação encerra a terceira fase da Revisão do Plano e nesta quarta-feira (1) inicia-se a quarta e última fase de desenvolvimento, que será a Institucionalização e Plano de Ação de Investimentos. Nesse momento será realizada revisão e montagem das minutas das leis.

“São cerca de 40 minutas, entre leis, decretos e instruções normativas que posteriormente serão encaminhadas para o Legislativo Municipal para aprovação”, explica o Secretário de Planejamento Urbano, Gilmar Tumelero.

A conclusão do processo de revisão está prevista para o final do mês de abril. As sugestões e os questionamentos realizados pelas pessoas que acompanharam de forma remota a audiência a partir da transmissão ao vivo disponibilizada serão elucidados na ata.

“É importante essa participação dos pato-branquenses, uma vez que todo esse planejamento é focado em proporcionar mais desenvolvimento e qualidade de vida de maneira sustentável para todos os moradores”, completa Gilmar.