Notícias

Nessa segunda-feira(10) foi realizada reunião para proporcionar mais segurança na rede de ensino do município.

A reunião, convocada pela Administração Municipal por meio do Depatran, contou com a presença de dirigentes das forças de segurança como Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, além de representantes das escolas privadas, Secretaria Municipal de Educação, Núcleo Regional de Educação, vereadores e profissionais de imprensa.

A fim de estabelecer procotolos e direcionar instruções para professores, colaboradores das unidades de ensino, além de pais e alunos, serão definidas diretrizes sobre atitudes básicas para lidar com situações de crise como no caso da presença de um agressor ativo.

Embora não seja possível definir uma orientação única, por conta das particularidades de cada unidade de ensino como a estrutura física, é importante que os protocolos adotados sejam seguidos sem exceção. “A restrição de circulação nas escolas e demais normatizações adotadas de acordo com a realidade de cada instituição deverão ser estritamente cumpridas e respeitadas inclusive, pelas famílias”, explica o comandante da 1º Companhia do 3º Batalhão de Polícia Militar, Capitão Guido Capitão Benjamin dos Santos Filho.

Os agentes de trânsito que foram direcionados para realizar ronda nas escolas municipais são parte de uma medida imediata e estão trabalhando em caráter de revezamento, com o intuito de amparar, comunicando ao notarem alguma possível ameaça para que as forças de segurança possam agir efetivamente.

“Os agentes estão nas escolas para auxiliar na segurança dos estudantes. O objetivo é que possam colaborar em manter a tranquilidade e como orientado pelos policiais, não descartar nenhuma situação de perigo nesse momento, por mais que pareça irrelevante”, destaca o diretor do Depatran, Robertinho Dolenga.

Uma das instruções indicadas de forma unânime pelos profissionais de segurança é de que sejam propagadas informações positivas, evitando que se criem barreiras emocionais por parte das crianças a respeito das escolas e atitudes precipitadas que podem gerar prejuízos posteriormente.

“Contamos com as famílias para contribuir no retorno à normalidade diante dessa situação. A Polícia Militar está atenta e buscando repassar informações da forma mais segura possível que logo serão compiladas e direcionadas para a comunidade escolar”, salienta o Capitão.