Secretaria da Saúde

Nesta quinta-feira(30), teve início evento organizado pela Secretaria Municipal da Saúde focado no aprimoramento dos conhecimentos dos profissionais de saúde de Pato Branco na avaliação e no cuidado com a pessoa idosa.

A atividade contemplou dois dias de palestras ministradas pelo geriatra Dr. Edgar Nunes de Moraes, profissional referência na área a nível nacional. O médico é um dos elaboradores da nota técnica para organização da rede de atenção à saúde com foco na atenção primária e na atenção ambulatorial especializada. Dr. Edgar é consultor do CONASS na área de saúde do idoso e também atua como professor e coordenador do Núcleo de Geriatria e Gerontologia da UFMG e do Serviço de Geriatria do Hospital das Clínicas da instituição.

O tema da apresentação envolve o alinhamento conceitual sobre a política de atenção à saúde da pessoa idosa com foco no índice de vulnerabilidade clínico funcional.

A iniciativa é parte das ações organizadas pela Administração Municipal com o intuito de preparar as equipes de atendimento para os desafios que surgirão a partir da mudança na pirâmide demográfica brasileira, aumento da expectativa de vida e o consequente crescimento da população idosa.

“O objetivo do evento é oferecer reflexões acerca do cuidado com a pessoa idosa na rede de atenção à saúde que tem a atenção primária como responsável pela coordenação”, explica a Secretária de Saúde, Liliam Brandalise. “A atividade compreende um alinhamento dos conceitos, métodos de avaliação e de cuidado no atendimento”, completa.

O evento contou com a participação de mais de 400 profissionais da rede de atenção a saúde do município, estudantes e docentes das instituições de ensino. Estiveram presentes a Consultora de Saúde de Pato Branco, Dra. Maria Emi Shimazaki e a Presidente do Conselho Municipal de Saúde, Silvana Turatto Longhi, além da Vice-Prefeita e médica oftalmologista, Angela Padoan. Profissionais da Secretaria de Saúde de Guarapuava também prestigiaram o evento.

Já na manhã de sexta-feira(31), participaram os profissionais da rede de saúde da região, representantes da Sesa, do Cosems, Conims, Cresems, 7ª Regional de Saúde, Câmara de Vereadores, Ministério Público, diversas instituições de ensino parceiras e instituições que trabalham com o público idoso.

Estiveram reunidos também as equipes da UNATI e da rede socio-assistencial, conselhos municipais, Pastoral da Pessoa Idosa, CEU das Artes, instituições de longa permanência para idosos, Missão SOS Vida, Probem, GAMA, Rede Cuida de Mim, instituições religiosas e representantes dos planos de saúde, hospitais, Rotary e Comitê Cidade Amiga do Idosos.

“Com o processo de envelhecimento da população em curso, uma das nossas prioridades enquanto gestão é garantir qualidade de vida e preservação da saúde desse público a quem devemos tanto e merecem todo nosso respeito”, salienta o prefeito Robson Cantu.

Ainda, durante o período da tarde na quinta-feira(30) foi realizado o Mutirão da Saúde da Pessoa Idosa. O evento, realizado em parceria com a Secretaria de Esporte e Lazer foi sediado no Largo da Liberdade e ofereceu serviços gratuitos às pessoas idosas como aferição de pressão, avaliação nutricional, testes rápidos, vacinação, atividades físicas e apresentações artísticas de música e dança.