Qualifica Pato Branco

Na noite desta quinta-feira (8) foi realizada mais uma formatura dos alunos do Programa Qualifica Pato Branco. Desenvolvida pela Prefeitura de Pato Branco, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico em parceria com o SENAI, a iniciativa busca ampliar o potencial de geração de emprego, renda e qualidade de vida aos cidadãos.

Na ocasião, receberam o certificado de conclusão da formação profissional, 16 alunos do curso de Torneiro Mecânico, 12 alunos do curso de Mestre de Obras e 15 alunos da área de Manutenção em Refrigeração Comercial, Câmaras Frias e Câmaras Frigoríficas.

As capacitações são totalmente gratuitas e visam profissionalizar trabalhadores para os setores automotivo, confecções, construção civil, metalmecânico, moveleiro, tecnologia da informação, comércio, serviços, gastronomia e hotelaria. A grade curricular das formações foi pensada de acordo com a demanda apresentada pelos empresários locais, a partir da necessidade recorrente de contratação de mão de obra qualificada.

“O programa parte da premissa da Administração Municipal sobre a importância em investirmos em capital humano”, explica o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Marcos Colla. “Pato Branco é a maior economia dos 42 municípios da região e tem um potencial enorme de avançar ainda mais, precisamos de pessoas preparadas para suprir essas lacunas e continuar crescendo”, completa o Secretário.

A qualidade pedagógica e técnica oferecida pelos professores do SENAI tem resultado em estudantes satisfeitos e mais seguros para exercer suas atividades, buscar oportunidades no mercado de trabalho e até mesmo empreender em seus próprios negócios.

“Sem esse incentivo da Prefeitura muito bem desempenhado junto ao SENAI, provavelmente boa parte de nós, que estamos nos formando hoje, não teríamos acesso às importantes trocas de experiência que tivemos. Essa vivência foi importante para nos sentirmos autoconfiantes para preencher as vagas disponíveis nas empresas da cidade”, salienta o aluno de Refrigeração Comercial, Câmaras Frias e Câmaras Frigoríficas, Marcelo Flesak.

Centenas de profissionais já foram instruídos desde o início do programa. A partir do próximo ano, novas turmas serão abertas para diferentes ramos de atuação.