Inovação

Nesta segunda-feira(19) foram apresentados pela equipe da Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação três novos projetos.

Desenvolvido de forma integral pela equipe, o projeto Lixeira Inteligente visa otimizar a coleta de resíduos recicláveis no município. O dispositivo foi idealizado para facilitar e otimizar a administração dos containers, a partir de sensores e um sistema de telegestão, poupando combustível e contribuindo na agilidade da coleta.

A SMCTI foi responsável pela elaboração de todos os processos necessários para o êxito do projeto. “Desde o hardware, à programação e parte eletrônica até a plataforma que integra o sistema de controle com os sensores localizados em cada lixeira, todas as etapas foram concebidas aqui na Secretaria”, explica o responsável pelo projeto, Carlos Pontim.

A plataforma será disponibilizada para teste com a participação do setor de limpeza pública, que terá acesso aos dados sobre o nível de cada lixeira em tempo real, sendo atualizados a cada 15 minutos. O sensor é capaz de, mediante a variação do ângulo do container, detectar o volume contido em cada um. Assim, o sistema assegura que todos os pontos cuja porcentagem de conteúdo esteja excessiva sejam recolhidos.

“A ideia é contribuir na rapidez do coleta do lixo, beneficiando o trânsito em horários de pico, a partir da viabilização de uma rota específica de acordo com a necessidade de cada região”, completa Carlos. Será possível gerar relatórios e planilhas com base nas informações originadas pelo sistema e armazenadas em nuvem.

Ainda, foi anunciada a Virtualização do Parque Tecnológico, que busca estreitar laços por meio do ambiente virtual. A simulação de um passeio virtual incluirá as futuras instalações, além de possibilitar que qualquer pessoa conheça de forma remota cada setor do parque além das empresas incubadas.

Também, foi demonstrado o projeto de iluminação cênica em RGB que vai atuar como ornamentação natalina e posteriormente será importante para manter o prédio seguro e preservado.

“Estamos preparados para o futuro. É essencial continuarmos a investir nesse ecossistema que já é referência em nossa cidade”, comemora o Prefeito Robson Cantu.