Educação

Na última quinta-feira(4) o prefeito Robson Cantu recebeu em seu gabinete a Juíza da Vara da Família, Infância e Juventude e Juíza Coordenadora do CEJUSC/CEMSU Pato Branco, Franciele Vairich e a Gestora Administrativo do órgão, Leticia Silvestre Bettiollo. Junto da Vice-prefeita Angela Padoan e da Secretária Municipal de Educação e Cultura, Jusara Ritzzmann, foi discutido e oficializado o projeto “Práticas Circulares: Um caminho para a cultura restaurativa no município de Pato Branco”.

O projeto será embasado nos conceitos da Justiça Restaurativa, que busca prevenir conflitos ou resolver os já existentes por meio da fala e escuta respeitosa, a partir dos chamados “círculos restaurativos”. O método será executado pela Central de Medidas Socialmente Úteis e Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania do município, com auxílio de profissionais capacitados pelo Tribunal de Justiça do Estado do Paraná como facilitadores em círculos de construção de paz.

“Os resultados dessa técnica influenciam não apenas no ambiente de trabalho ou escolar, mas também no contexto familiar e nas relações com a comunidade”, destaca a Juíza Franciele Vairich. “A cultura da paz beneficia a toda a sociedade”, completa.

O objetivo é trabalhar temas como bullying, cyberbullying, desafios online e as diferentes formas de preconceito, a partir da oportunidade dada a todos os participantes de falarem e serem escutados com atenção pelos demais. O projeto vem de encontro ao Plano Nacional de Enfrentamento à Violência nas Escolas.

“A implementação será realizada com grupos a serem definidos pelo Município de Pato Branco e os círculos acontecerão de acordo com temática e abordagem mais pertinentes para cada necessidade. O projeto iniciará nos próximos dias e as primeiras unidades atendidas serão as Escolas Municipais São Cristóvão e Udir Cantu”, explica a Secretária de Educação e Cultura, Jusara Ritzzmann.