Assistência SocialNotícias

Muitas adolescentes sonham em celebrar a chegada dos 15 anos em uma linda festa, com baile de debutante, com familiares e amigos. Para proporcionar esse momento, a Prefeitura de Pato Branco realizou mais uma edição do projeto Debut Social, com a participação de 16 adolescentes, que participaram de uma preparação, com oficinas, palestrar e workshops.

“Buscando proporcionar esse momento, da festa dos 15 anos, desenvolvendo um projeto de forma intersetorial, com parceiros, buscando tornar essas adolescentes protagonistas de sua própria história e as fortalecendo, para que possam fazer diferença no meio em que vivem”, explica a vice prefeita de Pato Branco, Angela Padoan.

“Realizamos palestras e vivências com elas, abordando temas importantes da atualidade, que impactam na estrutura social de cada uma e que transformarão o dia a dia delas”, complementa.

As adolescentes participaram de oficinas realizadas no Centro de Integração Nacional de Estágios para Estudante (CEINEE) sobre: Comunicação; Etiqueta, Imagem Pessoal e Redes Sociais; Empreendedorismo; Automaquiagem; Inteligência Emocional e Saúde Mental; Saúde Feminina; e Direitos da Mulher na Sociedade.

“Foram encontros que oportunizaram as adolescentes a ampliar o conhecimento, com uma abordagem acolhedora e clara, para que elas tenham senso critico para fazerem suas próprias escolhas no futuro”, pontua a vice prefeita.

O “grande dia”, com direito a um dia de princesa, valsa, presentes, bolo e brinde, foi realizado na noite da sexta-feira (9), na Sociedade Rural. O baile das debutantes, reuniu familiares, amigos, madrinhas do projeto e os apoiadores.

“Foi um momento único de celebração e fortalecimento de vínculos, que, com certeza, marcou a vida dessas adolescentes”, finaliza Angela. “A festa, a comemoração, fechou com chave de ouro todo o trabalho desenvolvido ao longo de dois meses de execução do projeto”.

Madrinhas

Papel fundamental no projeto, cada adolescente conta com uma madrinha, do Núcleo da Mulher Empresária da Associação Empresarial de Pato Branco (ACEPB).

Essas empresárias, além de viabilizarem o dia de princesa para cada debutante, auxiliarão na vida profissional das adolescentes, na inclusão ao mercado de trabalho e na formação pessoal, com orientações e mentoria.

Projeto

O projeto “Debut Social”, foi voltado para meninas que completam 15 anos em 2022, cujas famílias estejam inscritas no CadÚnico e que participam de atividades desenvolvidas pela Secretaria de Assistência Social. Instituído pela Lei Municipal número 5.386/2019, tem como objetivo promover palestras e atividades que envolvam saúde, educação, inserção no mercado de trabalho e comportamento, oportunizando a convivência social e a vivência de novas experiências.

Apoiadores

Algumas empresas e entidades do município apoiaram na realização do projeto, com doações e serviços. Sendo: Centro de Integração Nacional de Estágios para Estudantes; (CEINEE), Atalaia Flores, ACEPB, Através Do Núcleo de Mulheres Empreendedoras e Núcleo de Eventos, 6º Colégio da Polícia Militar do Paraná, Cantu Alimentos, Grupo Gama, Doces e Sabores, Battistella Bolsas, Sonho Íntimo, Foto Chicoski, Olinda Setti, Bioextratus, Transformare Treinamentos, Revista Ontop, Adelar Bordados, Estúdio Fotográfico Eva Marchesi, Serv Fest Pastorio, Uniprime, Planta Garden, Amora Cosméticos e Acessórios, Atelier Eliza, Super Polo, Sociedade Rural, Salão de Beleza Espelho Meu, Prime Beauty Club, Poliane Morais Make Up, Principessa Semijoias, Studio Novara, Hotel Village, Universo Sports, Margarete Camargo, Ateliê Mariah Laís, Escritório Gerencial Pato Branco, Obietto Acessórios Atemporais, TF Consultoria, Espaço Datsch, Amora Cosmeticos e Acessórios, Face Unic Pato Branco, Food Box Alimentação Saudável, Cash Local, Ágape Saude e Bem Estar, Livwell Alimentação Saudável, Suzana Baggio, Marivani Zago Fotografia, David Fotografia, Corretora Paola, Paraná Plasticos, Ivana Spiller Estilista, PS Beleza e Cosmeticos, Salão de Beleza Marco Bonny, Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, Departamento de Comunicação.