EducaçãoNotíciasTecnologia

Professores de dez municípios da região Sudoeste do Paraná, foram certificados na primeira fase do Projeto de Robótica. O ato foi realizado na manhã desta quinta-feira (10), no auditório do Largo da Liberdade, com a presença do prefeito de Pato Branco, Robson Cantu, e da secretária de Estado da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa do Paraná, Leandre Dal Ponte.

“Parabenizo esses professores por essa etapa na jornada profissional deles. Por se dedicarem ao ensino, aderir a novas oportunidades e quererem proporcionar melhorias na aprendizagem das nossas crianças. Por meio deles, muitas crianças terão oportunidade de conhecer a robótica, de aprender e talvez, trilhar um caminho na área de tecnologia”, destaca o prefeito de Pato Branco.

Participaram do projeto professores da rede municipal de ensino dos municípios de Chopinzinho, Clevelândia, Coronel Domingos Soares, Coronel Vivida, Itapejara D’Oeste, Mariópolis, Palmas, Pato Branco, Saudade do Iguaçu e Sulina. Na ocasião, eles também receberam um notebook cada, e cada município recebeu dez kits de robótica, com componentes para o desenvolvimento das atividades com os alunos.

Durante a capacitação, os professores aprenderam sobre conceitos de eletrônica, programação, prototipagem e pensamento computacional utilizando a metodologia STEAM (Science, Technology, Engineering, Arts, Mathematics). Agora, eles se toram multiplicadores nas escolas, com foco para alunos do 4º e 5º anos do ensino fundamental, aprimorando as aulas de matemática, ciências, informática e áreas afins, tanto em aulas tradicionais como em formato de tempo integral.

“Acredito que a tecnologia transforma a vida das pessoas, proporcionando novas oportunidades, sejam na educação básica ou até mesmo no aperfeiçoamento profissional. Parabenizo esses professores, pela dedicação e participação no projeto”, pontua a secretária Leandre Dal Ponte.

O projeto foi lançado em 2020, através da chamada pública 11/2020 da Fundação Araucária, em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Ao todo, foram investidos R$ 1 milhão, sendo R$ 500 mil de emenda parlamentar da Deputada Federal, hoje Secretária de Estado da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa do Paraná, Leandre Dal Ponte. O projeto contou também com apoio da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.