NotíciasProcon

O mês de março é conhecido como o mês do consumidor, em alusão ao Dia do Consumidor, 15 de março. Para marcar a data, o Procon de Pato Branco está realizando diversas ações, voltadas às empresas e também aos consumidores.

Entre os dias 28 de fevereiro a 14 de março, serão realizadas ações de fiscalização Programa Selo Empresa Amiga do Consumidor, com visitas da equipe do Procon nas empresas participantes. Já do dia 13 ao dia 17 de março, serão realizadas visitas ao comércio em geral, com distribuição de materiais e orientações.

No dia 10 de março, será realizado o Workshop Selo Empresa Amiga do Consumidor. O debate será a partir das 19 horas, no auditório do Centro Universitário de Pato Branco (Unidep). Contará com a presença da diretora do Departamento Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor, Cláudia Silvano, da coordenadora do Procon do município de Guarapuava e presidente do Fórum dos Procons Municipais, Luana Esteche e do superintendente Procon São José dos Pinhais e vice-presidente do Fórum dos Procons Municipais, Jaiderson Rivarola. Também participarão do debate a advogada e coordenadora do Curso de Direito de Unidep, Angelica Recuero, e a diretora do Procon de Pato Branco e coordenadora regional do Fórum dos Procons Municipais, Eleaine Menegola.

Já no dia 18 de março (sábado) será realizada uma ampla ação com orientações e atendimentos aos consumidores pato-branquenses, especialmente dentro plataforma Proconsumidor. A ação será na Praça Presidente Vargas, a partir das 9h. Em caso de chuva o evento será suspenso automaticamente.

Encerrando, no dia 31 de março, as empresas que estão participando do programa Selo Empresa Amiga do Consumidor receberão o certificado. O documento tem como objetivo o reconhecimento por parte do órgão público ao estabelecimento, por promover e respeitar os direitos do consumidor no município de Pato Branco.

Ainda, em iniciativa conjunta entre o Fórum dos Procons Municipais do Paraná, Secretaria Nacional do Consumidor e Febraban, durante todo o mês, 1º a 31, será realizado o mutirão online de renegociação de dívidas. Exclusivamente pela internet, através da plataforma de solução de conflitos consumidor.gov.br, o consumidor poderá renegociar dívidas com bancos e instituições financeiras.

Para participar, o consumidor deve fazer o registro na plataforma, recebendo um login e senha. Em seguida relatar o problema, informando a participação no mutirão. No momento do preenchimento do registro, é importante que os dados sejam informados corretamente, principalmente o número de telefones e endereço de e-mail para contato.

Os fornecedores participantes têm o prazo de 10 dias para apresentar uma proposta, ou dar uma resposta para o consumidor. Terminado o prazo, o consumidor tem 20 dias para avaliar o retorno.

Mais informações e auxílio para participar do mutirão, podem ser obtidas diretamente no Procon de Pato Branco, localizado na Rua Araribóia, 185, Centro. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 08h às 14h. Dúvidas podem ser obtidas também pelos telefones números (46) 3902-1289 / (46) 3902-1325, WhatsApp (46) 99107-6394, ou pelo e-mail procon@patobranco.pr.gov.br.