Nesta quinta-feira (4), foi realizada a última vistoria técnica na Arena Cláudio Petrycoski, em Pato Branco. A inspeção contou com a presença do Corpo de Bombeiros, representantes da Prefeitura Municipal, da construtora responsável pela obra, vereadores, lideranças locais, membros da Diretoria e do Conselho Gestor do Pato Futsal e, também, com a visita especial de Mário Celso Petraglia Filho, filho do presidente do Club Athletico Paranaense.
A vistoria teve caráter decisivo para a liberação do espaço. Segundo o comandante do 2º Subgrupamento de Bombeiros Independente de Pato Branco, Tenente-Coronel Alecsander A. Dornelas, os sistemas de segurança, como alarme de incêndio, iluminação de emergência e hidrantes, foram todos testados e aprovados. Restam apenas ajustes no projeto técnico para que o laudo final seja emitido.
“O que foi executado está funcionando corretamente, apenas precisamos que esses detalhes constem no projeto em papel para emitirmos a certificação. A expectativa é que entre sexta (4) e próxima segunda-feira (7), o projeto revisado seja entregue e aprovado”, explicou o comandante.
Para o Pato Futsal, clube que será o principal usuário do novo espaço, a ansiedade é grande. O gerente de marketing do clube, Renan Pereira, ressaltou os benefícios que a Arena trará, não somente para o time, mas para toda a comunidade esportiva.
“Com a nova capacidade, vamos conseguir baixar o preço dos ingressos, aumentar o número de sócios e realizar mais ações sociais. Hoje atendemos cerca de 300 crianças nos polos do Pato Futsal e a ideia é integrá-las ainda mais nos jogos e atividades da Arena”, afirmou Pereira.
Com a liberação dos bombeiros praticamente garantida, a entrega da primeira etapa da Arena está marcada para a próxima quarta-feira (10). Na data, a construtora fará a entrega formal do espaço, com medição final da obra e liberação de recursos pela Caixa Econômica Federal.
O prefeito de Pato Branco, Géri Dutra, destacou a importância do momento e antecipou os próximos passos. “A partir da entrega, iniciamos imediatamente a preparação com mobiliário, instalação das cabines de imprensa e demais exigências das ligas esportivas. A expectativa é iniciar atividades em julho, com algumas ações para testes do espaço, e fazer a inauguração oficial para a sociedade no início de agosto”, afirmou o prefeito.
Segundo ele, a prefeitura também já articula a busca de novos recursos para a conclusão da segunda etapa da Arena, que inclui bilheteria, camarotes, cantinas e instalação completa das cadeiras.
Durante a vistoria, o prefeito destacou a importância da visita de Mário Celso Petraglia Filho à Arena Cláudio Petrycoski. Segundo ele, a presença de um profissional com vasta experiência na área esportiva e na construção de grandes arenas, como as do Athletico Paranaense, reforça a preocupação da atual gestão com a conclusão da segunda etapa do projeto. “Já foi feito um grande investimento de recurso público aqui, e agora precisamos buscar formas de completar a estrutura com cantinas, bilheterias, camarotes e cadeiras, para que a arena possa operar com todo o seu potencial”, afirmou.
Géri enfatizou que a gestão está aberta a parcerias e apoios que ajudem a concretizar esse objetivo. “É um espaço muito bonito, que vai fazer muita diferença para o esporte em Pato Branco. Temos essa preocupação de trazer aliados, pessoas que somem, que ajudem com articulações e ideias para que possamos tornar esse sonho realidade. Por isso, a visita do Petraglia é muito bem-vinda, ainda mais coincidindo com um dia simbólico, quando entregamos oficialmente o projeto aos bombeiros. É mais um olhar técnico que pode contribuir com o desenvolvimento da nossa cidade.”
A Arena Cláudio Petrycoski está autorizada, conforme projeto, para receber público de mais de 4.000 pessoas, um salto significativo em relação à atual capacidade do Ginásio Dolivar Lavarda. Com estrutura moderna, o novo espaço será um marco para o esporte e a cultura em Pato Branco.