Meio AmbienteNotíciasObras e Urbanismo

Buscando a requalificação das calçadas de Pato Branco, a Prefeitura está revitalizando o entorno do Ginásio Dolivar Lavarda, com melhoria das calçadas, do estacionamento e adequação aos padrões e para a acessibilidade.

De acordo com o secretário de Planejamento Urbano, Gilmar Tumelero, as melhorias contemplam piso direcional, rampas de acesso, maior espaço para pedestres, melhor acesso às faixas de pedestres, além de estacionamento com vagas para idosos e para pessoas com deficiências. O investimento é de aproximadamente R$ 500.000,00, que contempla também a arborização do espaço, com a substituição das árvores.

“A solução foi pautada em dois aspectos importantes, a substituição das árvores, as quais são inapropriadas para uso urbano. Estavam muito velhas, altas interferindo na fiação e as raízes danificando os passeios e a substituição das calçadas, as quais estavam fora da padronização do município, interferindo na mobilidade urbana, sem acesso de rampa nos meio fios, piso podo tátil, além de estarem totalmente danificadas”, explica Gilmar.

A ação é executada pelas Secretarias de Planejamento Urbano, Engenharia e Obras e Meio Ambiente, juntamente com o comitê das calçadas.

Gilmar ressalta que o objetivo é realizar melhorias nas calçadas de várias regiões do município. “Além dessa, novas intervenções serão feitas pelo município”.

Substituição de árvores

Ainda com o objetivo de melhorar a arborização do município, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente removeu 58 árvores da espécie ligustrum, que serão substituídas pela espécie jacarandá-mimoso (jacarada mimosifolia).

O plantio das novas árvores será após a conclusão das obras da calçada, acessos e estacionamento. Serão colocadas mudas já com cerca de três metros de altura. “Mudas mais viçosas, que tenham um desenvolvimento mais rápido”, explica a arquiteta e urbanista da Secretaria do Meio Ambiente, Raiana Ralita.

A ação está de acordo com a portaria 59/2015-IAT e com o Plano Municipal de Arborização Urbana, onde as espécies ligustrum lucidum e ligustrum japonocum, predominante na parte urbana do município, são consideradas exóticas e invasora, devendo ser substituídas gradativamente.