NotíciasSaúde

Buscando atender uma demanda alta em atendimentos oftalmológicos, a Prefeitura de Pato Branco, por meio da Secretaria Municipal de Saúde realizou primeiro mutirão de oftalmologia. 85 pacientes pato-branquenses foram atendidos com serviços de consultas médicas, exames e encaminhamentos.

A ação foi realizada neste domingo (23), na Unidade Básica de Saúde (UBS) Central, atendendo pacientes que aguardavam por consulta há algum tempo.

“Pato Branco dispõe de compra de serviço de atendimento especializado em oftalmologia, mas a quantidade ofertada por prestadores contratados são insuficientes para atender a demanda do município. O mutirão vem para somar a oferta já existente e dar agilidade ao atendimento, reduzindo o tempo de espera pela consulta”, explica a secretária municipal da Saúde Liliam Brandalise.

A expectativa da equipe da Secretaria Municipal da Saúde, é que até o final de 2023 possam ser   atendidos aproximadamente 1.000 pacientes, que aguardam por consulta na área de oftalmologia. “Pretendemos dar continuidade ao mutirão, mensalmente, além das consultas que já são disponibilizadas, conforme contratos firmados no município”, pontua a secretária.

Nas consultas, conforme necessidade do paciente, foram realizados exames, com prescrição de óculos ou encaminhamentos para outros tratamentos oftalmológicos e/ou outros exames oftalmológicos.

“A administração municipal está concentrando esforços para atender as necessidades da população. Esta ação vem para fortalecer a nossa saúde, com atendimento ágil e de muita qualidade. Esses pacientes aguardavam há algum tempo pelo atendimento”, destaca o prefeito de Pato Branco, Robson Cantu.

A empresa prestadora dos serviços médicos foi contratada pelo Consórcio Intermunicipal de Saúde (CONIMS). Todo o agendamento foi realizado pela Central de Regulação Ambulatorial, conforme a disponibilidade e interesse do paciente.