NotíciasObras e UrbanismoPlano Diretor

Dando sequência a revisão do Plano Diretor Municipal, na sexta-feira (24), a Prefeitura de Pato Branco realizou mais uma etapa do processo para discutir os ajustes nas propostas de ordenamento territorial, correspondentes a terceira fase, além de questões relacionadas as áreas ambientais do município.

“Esse momento foi importante para assegurar a premissa básica do Plano Diretor, que é a participação da sociedade na tomada das decisões, garantindo que todas as pessoas possam contribuir com o futuro de Pato Branco”, salienta Isabel Consoli, diretora do Departamento de Desenvolvimento Urbano.

Dividido em dois momentos, na parte da manhã o debate foi entre os membros do Conselho Municipal do Plano Diretor (Coplan), grupo de acompanhamento do plano diretor (grupo de voluntários), equipe técnica do município, representantes da empresa Urbtec e representantes do setor da construção civil de Pato Branco.

Na oportunidade, profissionais da área da construção civil apresentaram algumas sugestões de adequações.

Já na parte da tarde, o debate foi com o Ministério Público do Paraná, Grupo de Atuação Especializada em Meio Ambiente, Habitação e Urbanismo (Gaema), representantes do Instituto Água e Terra (IAT), servidores da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Pato Branco e profissionais das áreas ambientais.

Foram abordados assuntos relacionados aos recursos hídricos, áreas de preservação permanente, de encostas e de risco ambiental.

“Essas discussões foram amplas e envolveram diversos atores que puderam contribuir com diferentes pontos de vista sobre as questões abordadas”, complementa Isabel. “Novas discussões devem ser promovidas para afunilar as discussões e implementar, de forma adequada, na Lei do Plano Diretor”, finaliza.