Depatran

Buscando a ampliação da conscientização sobre as regras e as boas práticas no trânsito, a Prefeitura de Pato Branco está projetando a construção da Escolinha de Trânsito, um lugar apropriado para agregar a teoria a prática do projeto de Educação Para o Trânsito.

“Será um espaço adequado para trabalharmos com esses alunos, com todo o método necessário para promover as boas práticas no trânsito”, frisa Marinete da Luz Pereira Teixeira, coordenadora de Educação Para o Trânsito. O projeto está sendo elaborado juntamente com a Secretaria de Educação e Cultura.

O projeto Escolinha de Trânsito é voltado à educação de trânsito para alunos do 1º e 3º ano e alunos do ensino fundamental I de todas as escolas do município, realizado pelo Depatran, juntamente com Secretaria de Educação e Cultura.

Como uma forma de ampliar o projeto, a equipe do Depatran solicitou parceria ao Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR), para a elaboração do projeto arquitetônico. “A ideia é construir no Parque de Exposição uma mini pista de trânsito, um circuito completo de trânsito, para compor a escolinha”, salienta Marinete.

Visita

Ainda na sexta-feira (24), a equipe do Depatran recebeu os representantes da Escola Pública de Trânsito, Andreia Pustilnick Muller Ziviani e João Guilherme de Souza, para alinhar o direcionamento do projeto.

Juntamente com o prefeito de Pato Branco, Robson Cantu, eles visitaram o local para a construção e conversaram com a equipe da Secretaria de Educação e Cultura, apresentando a proposta pedagógica utilizada no projeto Detranzinho.

“Foi uma oportunidade para entendermos melhor o que é realizado pelo Detran e como podemos implementar aqui em Pato Branco, pois as boas práticas no trânsito iniciam antes mesmo das pessoas começar a dirigir”, destaca Marinete.

Agora, o Depatran aguarda o relatório do parecer da visita para a Coordenadoria de Engenharia da Escola Pública de Trânsito, para prosseguir com a elaboração do projeto arquitetônico aqui para Pato Branco.