Esporte e lazerNotícias

Atletas pato-branquenses que levaram o nome do município à importantes competições em 2022, foram premiados na noite desta quinta-feira (15), com o Prêmio Inelci Pedro Matiello. Foram premiados os destaques esportivos comunitários, amadores, atletas e técnicos das associações esportivas, das categorias de base feminino e masculino e da categoria adulto feminino e masculino.

“Na administração municipal, o nosso prefeito Robson Cantu, tem como prioridade valorizar as pessoas e o prêmio vem para isso, para reconhecer o trabalho que esses profissionais esportivos fazem. Para agradecer o trabalho que eles desenvolvem levando o nome de Pato Branco e o esporte para todos os cantos”, explica o secretário de Esporte e Lazer, Alexandre Zoche.

Foram premiados atletas por modalidades, escolhidos pelas equipes da modalidade, o atleta destaque masculino e feminino, escolhidos por votação popular e os técnicos, escolhidos por pontuação em participações e conquistas em competições locais, estaduais, nacionais e internacionais.

A cerimônia foi realizada no auditório do Centro Universitário de Pato Branco (Unidep). Na ocasião também foram homenageados profissionais da imprensa, gestores administrativos municipais que já estiveram à frente da Secretaria de Esporte e Lazer, entidades parceiras e ex-colegas de Inelci Pedro Matiello, que dá nome ao prêmio.

“O prêmio também teve como objetivo homenagear pessoas ligadas ao esporte. Neste ano foi a equipe do Mati, profissionais que trabalharam com o comunicador que dá o nome ao prêmio, a imprensa e os ex-gestores da Secretaria Municipal. Para próxima edição, além dos atletas, haverá a premiação para outro grupo de pessoas ligadas ao esporte”, explica o secretário.

“Um momento importante para o esporte de Pato Branco”, avalia o prefeito de Pato Branco, Robson Cantu, sobre o prêmio. “Acredito que os investimentos no esporte vão muito além de auxiliar com recursos, ou construir um espaço. Os investimentos devem ser realizados também na valorização e no reconhecimento. Esses atletas hoje já são referências para muitos pato-branquenses, especialmente crianças, e com certeza já estão incentivando para que logo estejam também recebendo este prêmio”, conclui.

A premiação contou com a presença de autoridades, dirigentes esportivos, técnicos, atletas, familiares e amigos do comunicador, pioneiro e ícone do rádio esportivo pato-branquense, Inelci Matiello.

Inelci Pedro Matiello

O prêmio leva o nome de Inelci Pedro Matiello, um pioneiro, apoiador, incentivador e grande amante do esporte. Também, um dos grandes nomes que o jornalismo esportivo paranaense já teve, sendo referência, até hoje, para muitos profissionais.

Matiello, foi precursor de muitos programas, de novas tecnologias para as transmissões esportivas. Além disso, criou inúmeros bordões que ficaram na memória de todos os pato-branquenses.

Inelci Pedro Matiello nasceu em 26 de junho de 1941 e faleceu em 17 de dezembro de 2020.

“Por Inelci ter sido um grande comunicador esportivo, tanto no rádio como na TV, e ter elevado especialmente o esporte pato-branquense, buscamos dar o nome do prêmio como uma forma de homenageá-lo”, explica Zoche. “A sugestão foi do comunicador, e ex-colega de Matiello, Edmundo Martignoni”, complementa.