Meio AmbienteNotícias

A Prefeitura de Pato Branco iniciou nesta sexta-feira (17) a readequação ambiental nas margens do Córrego Penso, no bairro Vila Esperança. Os serviços contemplam também o início das obras de desassoreamento e alargamento do canal.

Estão sendo retirados galhos, pedras, terra, além de lixo e árvores que crescem de forma desordenada, na maioria exóticas invasoras, que acabam contribuindo para a obstrução do córrego. “O objetivo da ação é fazer com que a vazão da água aumente, para que em dias de chuvas intensas o córrego não transborde e ocasione alagamento nas residências próximas”, explica o secretário municipal de Meio Ambiente, Matheus Nichetti.

A readequação ambiental, também, visa atender o projeto de urbanização e paisagismo da Rua João Penso, ao lado do córrego, onde será projetada a mitigação dos impactos através do plantio de árvores adequadas e área verde permeável.

Alagamentos

Por muitos anos, moradores próximo ao Córrego sofriam com alagamentos em dias de intensas chuvas. Para sanar com o problema, a Prefeitura realizou duas intervenções, com a construção de duas novas galerias (pontes).

Alana Cristina Machado, moradora próximo ao Córrego, conta que com as novas galerias eles não sofreram com as intensas chuvas da quarta-feira (15). “Se não fosse a prefeitura, nós estaríamos nadando mesmo, ontem nós estaríamos em baixo d’água”