NotíciasObras e Urbanismo

Na noite da sexta-feira (19) a Prefeitura de Pato Branco iniciou mais uma etapa do projeto de drenagem da água de Pato Branco. Essa ação tem por objetivo acabar com as enchentes que, principalmente, os moradores dos bairros Baixada Industrial, Bonato e Vila Esperança enfrentam há anos. “Desde 2021 a Administração Municipal busca a solução definitiva desse problema. Acabamos as obras da Bacia de Contenção do Bonato, mas no ano passado tivemos enchente novamente. Fizemos alguns estudos técnicos e identificamos que novas ações precisavam ser realizadas”, salienta o secretário de Engenharia e Obras de Pato Branco, Daniel Parcianello.

Dentro das novas intervenções apontadas pelo estudo estão a construção de novas pontes no Córrego do Penso e, recentemente, uma equipe de profissionais percorreu a galeria que passa embaixo de diversas empresas na Baixada Industrial para verificar se o problema da enchente estava relacionado a obstrução da galeria por objetos. “Observamos inúmeros problemas, as obstruções foram retiradas, mas não era apenas esse o problema, vimos que precisávamos agir diferente. Reestudamos todo o fluxo da água e decidimos começar a trabalhar de baixo para cima, por isso estamos fazendo essa obra aqui na rotatória”, enfatiza Parcianello.

Com essa nova intervenção a prefeitura vai ampliar a galeria para dar mais vazão a água. “Essa obra vai demorar 10 dias para ficar pronta. Neste processo iremos colocar mais uma galeria para aumentar a vazão da água captada na cidade”, detalha o secretário.

Para o prefeito Robson Cantu essa obra é prioridade máxima. “Estamos cuidando dos pato-branquense. As enchentes ocorrem há anos, causando danos e trazendo prejuízos. Com essa obra iremos sanar um grande problema que impacta diretamente o município todo”, finaliza o prefeito.

Neste sábado os servidores municipais continuam com essa obra.